O Jardim Zoológico festeja o nascimento de três Tigres-brancos, um dos animais mais raros e admirados da Natureza. São duas fêmeas e um macho.
Estima-se que existam apenas entre 100 e 130 Tigres-brancos no Planeta e todos eles se encontram sob cuidados humanos. Em Portugal, com o nascimento destas novas crias, podemos agora desfrutar de cinco Tigres-brancos que vivem no Jardim Zoológico!
Este acontecimento é mais um reforço do compromisso que o Jardim Zoológico imprime no desempenho diário da conservação das espécies, aumentando o índice de reprodução que já é um dos mais elevados da Europa. Só em 2010 nasceram, no Jardim Zoológico, 113 animais de 47 espécies diferentes.
A sua beleza intriga e muitos pensam que são albinos. No entanto, os Tigres-brancos não são albinos, nem uma subespécie de tigres, mas sim o resultado da expressão de um gene recessivo, quando ambos os progenitores são portadores do gene responsável pela cor clara da pelagem.
A sua coloração é mais intensa no Inverno, como uma adaptação ao frio, fazendo sobressair os olhos azuis, o nariz rosado e o fundo branco cremoso com listas castanhas.
Esta é então a altura ideal para vir conhecer os mais recentes moradores do Jardim Zoológico.
O período de gestação dos Tigres-brancos é de 102 a 112 dias, após os quais nascem geralmente duas a três crias. Os filhotes são amamentados por três a seis meses e acompanham a mãe durante dois a três anos, aprendendo as técnicas de caça necessárias à sua sobrevivência futura como adultos solitários. Devido à sua pelagem de cor branca que não lhe confere a camuflagem adequada à sua sobrevivência no estado selvagem, os Tigres-brancos foram, durante séculos, alvo da caça furtiva que levou à sua extinção na natureza.
O estatuto de conservação dos Tigres-brancos não está avaliado pela União Internacional para a Conservação da Natureza. São animais muito raros que não existem em estado selvagem, por isso, a reprodução destes animais em cativeiro, é fundamental para a sua sobrevivência.
Para celebrar o nascimento das três crias de Tigre-branco, o Jardim Zoológico está a promover o passatempo infantil “Um tigre, dois tigres, três tigres. Diz lá outra vez e começa a história por 'Era uma vez...”. Para participar neste passatempo, as crianças terão de escrever uma história original e criativa sobre as três novas crias de Tigre-branco do Jardim Zoológico e enviar o texto para o email promocao@zoolisboa.pt até ao dia 27 de Março, com a indicação do nome completo.
Se a tua participação for uma das três premiadas, ganhas automaticamente três bilhetes de entrada no Jardim Zoológico, bem como, terás o teu nome publicado no site www.zoo.pt. Consulta o regulamento no site do Jardim Zoológico.
O Jardim Zoológico convida todos os apreciadores e curiosos a visitar estas novas crias de Tigre-branco, divertindo-se com a sua beleza particular.
Para mais informação, visite o site do Jardim Zoológico, em www.zoo.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário