Menos de uma semana após a catástrofe devastadora que se abateu sobre o Japão, o National Geographic Channel emite três documentários que explicam a origem e os efeitos destes fenómenos.
Com o objectivo de clarificar os espectadores quanto às origens e particularidades dos terramotos, o Nat Geo propõe-se a lançar uma nova luz sobre os acontecimentos da passada sexta-feira.
‘Grandes Terramotos 1’ mostra todo o lado científico que rodeia um terramoto: desde a análise à prevenção. ‘Grandes Terramotos 2’ debruça-se sobre o terrível Terramoto de Kobe, em 1995 e ‘Terramoto na China’ faz uma análise sobre o terramoto de Sichuan, na China, em 2008. Estes dois fenómenos, embora em menor escala que o do Japão, ajudam a compreender os segredos e mistérios por detrás desta manifestação de movimentação de placas tectónicas.
Sinopses:
Grandes Terramotos 1
Este episódio explora os múltiplos aspectos da luta dos seres humanos contra os terramotos com base em observações, análises, pesquisa de eventos passados, previsões, estruturas assísmicas e procedimentos de emergência.
Repete sexta-feira às 05h20, 08h37, 13h39 e 18h16 e sábado às 22h25.
Grandes Terramotos 2
Este episódio analisa ao pormenor os 15 fatídicos segundos do Terramoto Kobe, que aconteceu em 1995, através de reconstituições e análises científicas para ficarmos a saber como as “pulsações assassinas”, ondas curtas de longa amplitude causadas por sismos terrestres intraplacas, podem ter um impacto devastador.
Repete sexta-feira às 06h09, 09h27, 14h32 e 19h05 e sábado às 23h20.
Terramoto na China
Em Maio de 2008, um sismo de magnitude 7.9 abateu-se sobre o coração da região de Sichuan, na China. O sismo libertou energia sísmica equivalente a cinco mil e quinhentas bombas atómicas devastando uma área equivalente à ocupada pela Coreia do Sul. Durante 90 segundos perderam-se 80 mil vidas, cinco milhões de edifícios ficaram destruídos e cinco milhões de pessoas desalojadas. Um ano depois do terramoto, uma equipa de cientistas internacional foi ao terreno para tentar encontrar pistas que ajudassem a resolver o mistério daquele desastre inesperado na China. Será que o terramoto de Sichuan foi uma aberração da natureza? Ou será que se tratava de uma tragédia por que todos esperavam? Os peritos revelam a existência de uma cadeia de acontecimentos catastróficos que transformou este sismo no maior terramoto jamais documentado.
Para aceder a mais informações (outras datas e horários de emissão, etc) ou visualizar imagens ou vídeos, consulte www.natgeotv.com/pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário