21 setembro 2010

Turismo: Destinos para aprender com os filhos

Quando os filhos chegam a uma etapa escolar em que quase não têm tempo livre além das aulas, actividades, festas, passeios, workshops e muito mais, torna-se cada vez mais complicado conseguir motivá-los a viajar com os pais. Assim, e agora que recomeçou o ano lectivo, Hotéis.com, o website de reservas de hotéis em todo o mundo, recomenda viagens a locais acerca os quais as crianças e adolescentes ouvem falar durante o ano lectivo, e relativamente aos quais têm já algum conhecimento. Assim, não só se facilita a aprendizagem sobre determinado tema, como se consegue uma partilha muito mais interessante entre os membros da família.

HISTÓRIA DE PORTUGAL E DO MUNDO

D. Pedro e Inês de Castro
Um dos episódios da História de Portugal que mais impacto tem junto dos portugueses é a história de D. Pedro e Inês de Castro, dada a sua componente romântica. D. Pedro (casado) e D. Inês (aia da esposa de D. Pedro) encetaram um romance que gerava grande desconforto na corte e fortes consequências políticas. Após a morte da mulher de D. Pedro, este e D. Inês passaram a viver juntos em Coimbra, no Paço de Santa Clara, e tiveram vários filhos, enquanto D. Pedro permanecia em conflito com o Rei seu pai. Tendo em conta as implicações políticas, o Rei decidiu que a melhor opção seria matar D. Inês. Segundo a lenda, as lágrimas derramadas no Rio Mondego pela morte de D. Inês criaram a Fonte dos Amores, na Quinta das Lágrimas, sendo as algas avermelhadas o seu sangue derramado.

Onde ficar: Coimbra (Portugal) Quinta das Lágrimas, **** desde 94 Euros, para um contacto directo com esta parte da História de D. Pedro e Inês de Castro.

Anti-semitismo nazi
O anti-semitismo nazi marca uma das épocas mais negras da História Mundial, correspondendo, entre outras, às atrocidades cometidas pelos alemães para com os Judeus durante a Segunda Guerra Mundial. O Memorial do Holocausto (Memorial aos Judeus Assassinados na Europa), em Berlim, é um ícone da memória e um símbolo da consciência colectiva desta época. O impacto emocional no visitante transmite uma mensagem mais forte que qualquer professor numa sala de aula. Outro forte símbolo deste episódio, intitulado “Topografia do Terror”, consiste num museu ao ar livre e numa exposição extensa no local em que o regime Nazi teve a sede da Gestapo e das SS (principais instrumentos de repressão). Perto deste local encontra-se também o famoso CheckPoint Charlie, ponto de passagem entre os dois lados do Muro de Berlim.

Onde ficar: Berlim (Alemanha), Fjord Hotel Berlin, *** desde 55 Euros, localizado junto à Topografia do Terror, Checkpoint Charlie e uma parte do antigo Muro de Berlim.

LÍNGUA PORTUGUESA
Memorial do Convento, José Saramago
O Memorial do Convento, escrito pelo Prémio Nobel português, José Saramago, retrata uma das épocas áureas da história nacional, em que o país recolhia receitas relativas aos diamantes e ouros trazidos das colónias africanas. Foi nesta altura, em coordenação com a Igreja Católica, que o Rei D. João V iniciou a construção do Palácio Nacional de Mafra. O Memorial do Convento representa não só este momento da História como também o enorme fosso entre pobres e ricos na sociedade da altura, misturando harmoniosamente a informação real com a ficcional. Uma visita ao Palácio Nacional de Mafra permite ter uma melhor noção da grandiosidade do monumento (e também da razão pela qual demorou tantos anos a ser construído) e observar as esculturas, pinturas, órgãos e demais obras encomendadas pela corte, bem como a magnífica Biblioteca do séc. XVIII com quase 40.000 volumes.

Onde ficar: Ericeira (Portugal), Vila Galé Ericeira, ****, desde 111 Euros, para aproveitar a maravilhosa vista para o mar, antes de partir inspirado para a visita ao Convento de Mafra.

LÍNGUA INGLESA
Shakespeare
Shakespeare nasceu em 1564 e é provavelmente o mais famoso poeta e dramaturgo inglês, bem como um dos mais importantes do mundo. Nasceu e cresceu em Stratford-Upon-Avon (condado de Warwickshire), casou com uma jovem chamada Anne e tiveram 3 filhos. Surgiu em Londres como actor e dramaturgo, e a sua reputação estabeleceu-se a partir de 1592. Escreveu obras como Romeu e Julieta, Hamlet, a Tragédia de Júlio César, Rei Lear e Sonho de Uma Noite de Verão, entre muitas outras. O Shakespeare Birthplace Trust gere as cinco casas relacionadas com a vida do autor, organizando visitas, workshops, passeios, peças de teatro e diversas festas. Também em Stratford-Upon-Avon, é possível visitar o Shakespeare Monument. Desta forma, é possível entrar em contacto directo com a vida e obra do autor, tornando mais interessante o estudo da língua inglesa e de um dos seus principais representantes.

Onde ficar: Stratford-Upon-Avon (Reino Unido), Best Western Grosvenor Hotel, *** desde 55 Euros, perto do Shakespeare Monument e das casas de Shakespeare.

Sem comentários:

Enviar um comentário