A Fundação ESCOM entregou hoje à Biblioteca Nacional de Angola 519 bobines de microfilmes de jornais angolanos, produzidos pela Biblioteca Nacional de Portugal, correspondentes à primeira tranche do projecto de recuperação de acervo histórico de Angola.
A iniciativa surge no âmbito do protocolo assinado entre a Biblioteca Nacional de Angola e a Biblioteca Nacional de Portugal, patrocinado pela ESCOM, que contempla a colaboração das duas bibliotecas na conservação e inventariação de espólios ligados a Angola.
O material entregue corresponde a 300.000 imagens de jornais angolanos e é resultante do trabalho desenvolvido pela Biblioteca Nacional de Portugal, que procedeu à conservação e microfilmagem de jornais publicados em Angola desde o início do séc. XIX até à independência, que tinha no seu espólio.
Na cerimónia de entrega dos microfilmes, que decorreu hoje de manhã, em Luanda, estiveram presentes a Ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, o Presidente da Fundação ESCOM, José Octávio Van-Dúnem, e a Directora da Biblioteca Nacional de Angola, Maria José Ramos.
Esta foi a primeira tranche de microfilmagens entregue, sendo que o trabalho completo será disponibilizado à Biblioteca Nacional de Angola no próximo ano de 2011.
A Fundação ESCOM reforça, assim, o seu compromisso com a cultura angolana, ao viabilizar um projecto que se afirma como estruturante para a reconstrução da História de Angola e que vem contribuir para preservar e enaltecer a memória do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário