18 fevereiro 2010

Música: Metropolitana interpreta Stravinsky no Museu do Oriente

A Metropolitana apresenta A história do soldado, uma das obras emblemáticas do compositor Igor Stravinsky, no dia 26 de Fevereiro, às 21h30, no Auditório do Museu do Oriente.

Trata-se de uma partitura para sete instrumentos que se desenvolve numa dimensão cénica, ao fazer-se acompanhar por uma história para ser lida, interpretada ou dançada. Esta produção inédita faz viver a música de Stravinsky com uma encenação, em estreia absoluta, de João Pedro Vaz e direcção de Cesário Costa.

Stravinsky concebeu esta opereta itinerante em 1918, durante a guerra, dando voz a um soldado que abandona a frente de combate e inicia o regresso a casa com o seu velho violino. A viagem revela um universo fantasioso em que têm lugar um amor desfeito, um diabo, uma princesa, toda a magia da música e o triunfo da traição.

Nascido em 1882, o compositor russo Igor Stravinsky teve um início de carreira marcado pelo vigor da música tradicional russa e pelas referências estéticas do primitivismo na arte. Depois, assumiu a vanguarda do neoclassicismo, tendo A história do soldado sido a primeira obra a ser escrita no quadro dessa nova disposição criativa.

As conquistas da obra de Stravinsky deram-se no campo do ritmo, da harmonia e da orquestração. O seu trabalho teve um enorme impacto revolucionário na sensibilidade musical, antes e depois da Primeira Guerra Mundial e, as suas composições permanecem como um critério de modernismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário