In situ é o título da segunda exposição individual de Manuela Marques na galeria. O conjunto de fotografias reunido para esta mostra funciona como múltiplos olhares individualizados de tempos e espaços que identificam momentos específicos remetidos para o seu próprio reconhecimento.
Muito embora não recusem a narratividade em que assentam, estas fotografias captam a atenção pelo intermédio de uma construção única, mais do que suspensas, foram fixadas na exclusividade ambígua de significados que tanto se amplificam como se barricam no desconhecimento dos contextos.
Os cenários estruturam-se e evidenciam detalhes que colocam o observador perante a insegurança constante do que vê; requer que se exercite um movimento para o particular, em função de, proporcionando uma experiência quase obsessiva da identidade.
A impossibilidade de visualização de algumas facetas e o diálogo artificioso dos elementos espaciais, cuja perspectivação se define como crucial, geram um constrangimento relativamente perturbador e, o desejo iminente de interferirmos com a imagem em busca de informações torna-se um impulso consciente. “[…] tem de se procurar o valor informação, a riqueza não limitada dos significados possíveis. É este o caso da comunicação artística e do efeito estético – que uma procura em termos de informação ajuda a explicar, sem aliás o fundamentar definitivamente.”
Caroline Pagès Gallery
Inauguração Quinta-feira, 25 de Março às 22h
Aberto ao público de 25 Março – 15 Maio, 2010, 2ª a Sábado das 15h às 20h e por marcação fora deste horário.
Sem comentários:
Enviar um comentário