08 outubro 2009

Fundação: Fundação Luso-Brasileira distingue lusofonia


A actriz Sofia Escobar, o ministro da Saúde brasileiro, José Gomes Temporão, a empresa Petrobrás e o professor Adriano Moreira, são os vencedores da 5ª edição dos Prémios Fundação Luso-Brasileira, cuja gala se realiza no dia 30 de Outubro, às 20h00, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.




O Prémio Revelação é atribuído a Sofia Escobar, actriz portuguesa que se destacou, recentemente, nos palcos do West End londrino ao protagonizar umas das operetas mais famosas de todos os tempos, O Fantasma da Ópera, da autoria de Andrew Lloyd Webber, bem como o musical West Side Story, de Arthur Laurents, ao interpretar a personagem principal, Maria.



José Gomes Temporão, o actual ministro da Saúde do Brasil, luso-descendente, é galardoado com o Prémio Política e Responsabilidade Social, em reconhecimento do seu extraordinário percurso profissional, do qual se destaca a participação activa num momento histórico da Saúde brasileira: o desenvolvimento do processo político-institucional e das bases operacionais do que viria a ser o Sistema Único de Saúde.



A empresa brasileira Petrobrás é a vencedora do Prémio Empresarial, pelo importante contributo que tem prestado, desde a sua constituição, à Economia do Brasil, do qual é exemplo o facto de este ser um país auto-suficiente em petróleo.



A brilhante carreira do jurista, político e professor universitário, Adriano Moreira, é distinguida com o Prémio Cultura e Ciência. Além dos cargos públicos ocupados, desde jovem, e de diversas condecorações atribuídas, o currículo de Adriano Moreira inclui a fundação da Academia Internacional da Cultura Portuguesa.



Os Prémios FLB – que consistem numa peça artística criada pelo escultor Luís Valadares – celebram a excelência e o mérito no mundo da língua portuguesa, sendo atribuídos a portugueses, brasileiros ou outros nacionais de países de língua portuguesa que, no último ano, se destacaram nos seus campos de acção. A gala conta, ainda, com um momento musical que junta dois artistas lusófonos numa dupla inédita: Gilberto Gil e Tereza Salgueiro.



Segundo Miguel Horta e Costa, presidente da Fundação Luso-Brasileira, “para além de estreitarem as já excelentes relações existentes entre Portugal e o Brasil, os Prémios Fundação Luso-Brasileira são o reconhecimento do mérito de personalidades e entidades relevantes no mundo lusófono.”.

Sem comentários:

Enviar um comentário