Com o Concept Classe A, a Mercedes-Benz apresenta um veículo completamente novo e irreverente, combinando um design expressivo e emocionante. Entre os seus principais destaques está um novo motor a gasolina de quatro cilindros, uma transmissão de dupla embraiagem e um sistema de aviso de colisão através de radar com função de travagem adaptativa. Um capot longo, uma silhueta baixa e janelas estreitas sublinham o seu caracter dinâmico. A aparência desportiva deste concept tem uma profundidade particular devido à interligação entre as suas linhas e superfícies. O vento e as ondas, bem como a engenharia aeronáutica, foram as fontes de inspiração dos designers da Mercedes-Benz.
Não é apenas visualmente, mas também tecnologicamente, que o Concept Classe A está a revolucionar a nova era da classe compacta na Mercedes-Benz. Este modelo de tracção dianteira é alimentado por um motor a gasolina de quatro cilindros da nova série M270. Foi desenhado para instalação transversal e, graças à injecção directa e ao turbo compressor, oferece um desempenho elevado em conjunto com emissões e consumo de combustível mínimos. O Concept Classe A está equipado com a variante de dois litros, debitando 155 kW (210 cv). Esta unidade BlueEFFICIENCY é combinada com a nova transmissão de dupla embraiagem da Mercedes-Benz.
Sendo o primeiro veículo da classe compacta, o concept car tem um sistema de aviso de colisão através de radar com função de travagem adaptativa, que reduz o risco de colisões traseiras. Este sistema emite um aviso visual e sonoro para um condutor, eventualmente desatento, preparando a viatura para uma resposta absolutamente precisa de travagem. Esta é iniciada assim que o condutor acciona fortemente o pedal do travão.
O design exterior do Concept Classe A é a combinação de linhas definidas e a interligação com as superfícies da carroçaria que a Mercedes-Benz apresentou pela primeira vez no F 800 Style. A vista traseira é estruturada por três linhas proeminentes: a extremidade estrutural dianteira sobre a asa frontal forma uma linha descendente, enquanto o contorno proeminente sobre o eixo traseiro sublinha o carácter de estilo coupé do veículo. Uma linha adicional expande-se para cima a partir do arco do eixo traseiro numa curva abrangente.
Na dianteira, o logótipo da Marca parece estar rodeado por um céu estrelado. Onde normalmente existem aberturas ou frisos, a grelha do radiador contém numerosos hexágonos prateados sobre bases pretas. Este tema é reflectido no design das rodas. É criado um efeito especial através das luzes do Concept Classe A, dado que os inovadores faróis dianteiros, de elevado desempenho em LED, repetem o motivo de céu estrelado com numerosos pontos iluminados. As luzes de condução diurna são compostas por 90 fibras ópticas com mangas de alumínio, e estão organizadas em forma de asa dentro do farol.
No interior do Concept Classe A, o olhar é imediatamente atraído para o painel de instrumentos, que tem a forma de uma asa de avião e um revestimento têxtil translúcido e elástico. A forma das saídas de ar no painel de instrumentos é uma reminiscência do motor de um avião a jacto. Os mostradores proeminentes no painel de instrumentos são vermelhos. A sua aparência é inspirada pelo rasto de chamas de um motor a jacto. A unidade de comando central está desenhada como um painel de voo moderno, com a alavanca das mudanças em forma de um "comando de inversão de impulso".
Um smartphone está totalmente integrado no conceito funcional do Concept Classe A. Todas as funções são apresentadas no ecrã como aplicações, e podem ser abertas utilizando o botão rotativo. A apresentação visual dos elementos do ecrã é única, com uma aparência tridimensional profunda pelas linhas magenta.
Sem comentários:
Enviar um comentário