04 abril 2011

Livro: Cidadãos de de Simon Schama

A transformação de “súbditos” em “cidadãos”. Durante mais de duzentos anos, até à publicação desta monumental obra de Simon Schama, a História habituou-nos a pensar que o Antigo Regime francês estava decadente e moribundo na altura do seu último Rei, Luís XVI. O relato “revolucionário” de Schama apresenta-nos uma França efervescente, cheia de vida e criatividade, apaixonada por tecnologia e inovação e no meio de uma profunda mudança económica. Cidadãos foi galardoado, em 1990, com o Prémio Literário da NCR para Não-Ficção, considerado o prémio literário mais lucrativo da Grã-Bretanha. O autor esteve em 2010 em Portugal a promover o seu último livro, O Futuro de América.
Cidadãos é o livro de referência sobre a Revolução Francesa. E isso não acontece por acaso. Afinal, este é um livro polémico que contesta a visão convencional do regime do Rei Luís XVI, eternamente retratado como incapaz e decadente. “Estamos nas mãos de um contador de histórias genial […] Intenso, dramático, provocador […] O retrato que Schama faz da Revolução é muitas vezes surpreendente[…] A sua esplêndida forma de relatar os acontecimentos convence-nos de que muito daquilo que julgávamos saber está errado”, diz a Time. “Uma nova história épica e exuberante […] uma obra de rara beleza”, assegura a Newsweek.
Mas os adjectivos não se ficam por aqui. Para o New York Times, o autor recupera a complexidade da Revolução Francesa após o desbaste aplicado por diversos estudiosos ao longo dos tempos. “Monumental […] uma leitura maravilhosa […] Descrições reais dos grandes acontecimentos e retratos coloridos das personagens principais (e das outras também) são aqui tornados reais como nenhuma outra obra o fez antes”, garante a Revista Literária do mesmo jornal. “Uma narrativa inovadora e elegante… Uma crónica brilhante e intensa”, diz ainda o Washington Post Book World.
Simon Schama é professor universitário de História da Arte e de História na Columbia University e autor galardoado de catorze livros traduzidos para vinte línguas. De entre estes destacam-se: The Embarrassment of Riches: An Interpretation of Dutch Culture in the Golden Age; Landscape and Memory; Rembrandt’s Eyes; e a trilogia A History of Britain e Rough Crossings, com que conquistou o National Book Critic’s Circle Award para não ficção.
Simon Schama já escreveu bastante sobre música, arte, política e gastronomia para publicações como o The Guardian, a Vogue e a New Yorker. A sua premiada obra televisiva, como autor e apresentador da BBC, abrange duas décadas e inclui a série A History of Britain, a série Power of Art (galardoada com um Emmy), e a série O Futuro da América que foi transmitida na BBC2.

Pvp: 32,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário