Acaba de ser lançada a edição de Março da revista “Egoísta”, que oferece uma original proposta temática. Inspirada no título “Animal (IR)Racional”, a publicação da Estoril Sol reservou uma criteriosa selecção de textos e imagens, desvendando diferentes reflexões ao longo das suas páginas.
Do instinto à sobrevivência, podemos reflectir quem somos, o que somos e como é que reagimos. Faz-se, assim, a primeira edição da “Egoísta” de 2011, o ano chinês do Coelho, ano de crise ou de oportunidades.
Como escreve no editorial Mário Assis Ferreira, Director da revista “Egoísta”, “Eis um tema melindroso: a intenção é o Animal e a tentação descai para o Homem. Sem ofensa para os Bichos, a quem a Natureza conferiu o privilégio da irracionalidade, poupando-lhes angústias existenciais, premiando-os com a virtude da simples fruição da vida”.
“ E olho, constrangido - sublinha - , para a capa desta Egoísta: preocupa-me aquele macaco, entronizado em cadeirão de executivo, ancestral desavisado de que o escasso punhado de neurónios que, de nós, o aparta é, afinal, a fronteira libertária do seu gosto em existir”.
Da poesia ao conto, passando por portfolios fotográficos e curtas ficções, a revista “Egoísta” reflecte, assim, sobre esta forma de ser e de estar.
Com um alargado elenco de colaboradores, a “Egoísta” reúne as prestações de Dulce Maria Cardoso, Filipa Leal, José Manuel Mendes, Hélia Correia, Henrique Botequilha, Henry James, José Luís Peixoto, Miguel Carvalho, Pedro Paixão, Rui Cardoso Martins, Tânia Ganho e todos os fotógrafos da Kameraphoto, de Augusto Brázio a Sandra Rocha, de Jordi Brauch a António Júlio Duarte sem esquecer a ilustração a cargo, desta vez, de Hugo Neves.
De periodicidade trimestral, a revista “Egoísta” recebeu já vários importantes galardões nacionais e internacionais, que marcaram o percurso da sua ímpar qualidade gráfica e de conteúdo.
Sem comentários:
Enviar um comentário