04 abril 2011

Cultura:Wagner, Beethovem e Brahms no São Carlos em Abril

O maestro e compositor italiano Emílio Pomárico dirige a Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) num concerto na sala principal do São Carlos, no sábado 9 de Abril, às 21h, em que serão interpretadas obras de Richard Wagner, Ludwig van Beethoven e Johannes Brahms. Os preços para este concerto sinfónico variam entre os 10 e os 20 euros.

Emílio Pomárico iniciou a sua carreira internacional em 1983 e desde então tem actuado, enquanto maestro convidado, nas principais salas de concerto, teatros líricos e festivais mundiais. Completou a sua formação musical em Milão, tendo sido aluno de Franco Ferrara em Siena, e em Munique, com Sergiu Celibidache.

A noite inicia-se com o Prelude e Liebestod de Richard Wagner, uma versão de concerto da abertura e da ária de Isolda, do 3º Acto, da ópera Tristão e Isolda. A sua estreia deu-se em 1862, alguns anos antes da estreia da ópera completa em 1865.

Dar-se-á continuidade à apresentação completa dos concertos para piano de Beethoven. O premiado pianista Jorge Moyano é o solista em destaque neste concerto, na interpretação no Concerto nº3 para piano e orquestra, Op. 37, de Ludwig van Beethoven.

O concerto termina com uma das últimas sinfonias de Johannes Brahms: a Sinfonia n.º4, Op.98. A sua estreia, conduzida pelo próprio compositor, aconteceu em 1885 e foi, desde logo, bem recebida pelo público.

O próximo concerto sinfónico da OSP terá lugar no dia 16 de Abril com a interpretação do bailado Daphnis et Chloé, de Maurice Ravel, nos Dias da Música em Belém.

Sem comentários:

Enviar um comentário