Foi a 29 de Janeiro de 1886 que Karl Benz registou, em Berlim, a patente do seu veículo motorizado. Desde então, esse dia tem sido considerado como o aniversário oficial do veículo motorizado que, em 2011, celebra o seu 125º aniversário. Ao mesmo tempo que Karl Benz, Gottlieb Daimler estava a desenvolver o primeiro veículo motorizado com quatro rodas. Deste modo, trabalhando independentemente entre si, os fundadores da actual Daimler AG criaram a base para todos os automóveis de passageiros actuais, veículos comerciais e autocarros. Desde essa altura, a Daimler tem moldado o desenvolvimento do automóvel do modo mais diverso e contínuo do que qualquer outro fabricante, desde a tecnologia de motorização até ao conforto e segurança.
A inovação foi sempre a chave do sucesso. Sem a coragem de avançarmos na procura de novas ideias, não haverá veículos motorizados, e sem inovação, não haverá progresso. A Mercedes-Benz sempre acompanhou o desenvolvimento deste meio de transporte. Sustentou repetidamente a sua liderança tecnológica, com mais de 80.000 inscrições de patentes desde 1886, o ano em que Karl Benz e Gottlieb Daimler, desvendaram a "Patent-Motorwagen" e a "carruagem motorizada". Sendo o primeiro automóvel do mundo, o Benz Patent-Motorwagen é o símbolo do espírito pioneiro por excelência. Nos seus dias, este veículo com três rodas tornou claro à primeira vista que tinha nascido uma nova era de mobilidade. A carruagem motorizada de Daimler foi o primeiro veículo motorizado com quatro rodas.
Estes dois veículos representaram o início de uma história única de sucesso, uma história que teve sempre novos capítulos adicionados pela Mercedes-Benz. Para isso, as contínuas invenções deste fabricante automóvel sediado em Estugarda, que produziu a "carruagem sem cavalos" e que foi inicialmente considerada pelos críticos como "sem futuro", evoluíram não só como símbolo de liberdade pessoal, como também para um factor económico significativo. Em conjunto com o primeiro autocarro e com o primeiro camião motorizado, as inovações mais importantes incluíram também o primeiro automóvel de passageiros moderno, o Mercedes 35 cv, que foi apresentado em Fevereiro de 1900.
Mercedes 35 cv: o protótipo de todos os automóveis de passageiros modernos
Na viragem do século, o Mercedes 35 cv, o protótipo de todos os automóveis de passageiros modernos, foi a definição de uma arquitectura de veículos fundamentalmente nova e que prevalece desde então. Marcou um grande passo de transição da "carruagem motorizada" para o veículo motorizado que conhecemos actualmente. As inovações técnicas decisivas foram a sua distância entre eixos, a sua largura, o centro de gravidade baixo e a coluna de direcção. Estes melhoramentos criaram a base para uma condução confortável e segura, algo que foi pela primeira vez tornado realidade num Mercedes.
Existiram também algumas funcionalidades características, tais como a forma alongada e o radiador alveolar que, integrado na parte frontal, resolveu finalmente o problema omnipresente de como arrefecer o motor, para além de emergir como característica distintiva da Marca. O motor de quatro cilindros serviu como modelo para o desenho leve ainda actual e foi, adicionalmente, instalado numa posição baixa na estrutura.
O primeiro Mercedes – o primeiro veículo motorizado dos dias modernos
O "35 cv" foi o primeiro veículo a ter o nome da marca Mercedes e ficou na história como o primeiro veículo motorizado dos dias modernos. Muitos fabricantes copiaram este conceito inovador, que provou ser superior em todos os aspectos. A Mercedes-Benz estabeleceu assim desde o início a sua reclamação de ser líder em tecnologia e em design.
Mercedes-Benz: a marca de luxo mais valiosa do mundo
Graças à sua estratégia de inovação sistemática, a Mercedes-Benz ocupa uma posição líder na tabela das marcas mundiais mais valiosas. Isto foi suportado pelos mais recentes estudos internacionais de 2010, que confirmam a posição especial mantida pela Marca em nada menos do que três categorias: "Marca Alemã mais valiosa", "Marca automóvel premium global mais valiosa" e "Marca de luxo global mais valiosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário