No final de Janeiro, a Mercedes-Benz irá dar o sinal de partida para aquela que é uma viagem sem paralelo – a F-CELL World Drive. A Mercedes-Benz irá circum-navegar pelo mundo com o primeiro veículo produzido em série com células de hidrogénio, o Classe B F-CELL. O objectivo do F-CELL World Drive é demonstrar a eficiência e adequação na utilização diária da tecnologia de células de hidrogénio e, em simultâneo, efectuar uma campanha para o desenvolvimento de uma rede de abastecimento global de hidrogénio.
Para demonstrar a maturidade técnica do Classe B F-CELL, que permite actualmente a condução sem emissões de CO2 na utilização do dia a dia e em longas distâncias – a Mercedes-Benz decidiu lançar o F-CELL World Drive com o Classe B F-CELL. A viagem terá a duração de 125 dias, conduzindo em quatro continentes numa vasta variedade de zonas climatéricas e numa combinação de estradas, variando desde o asfalto a estradas não pavimentadas. "Com esta circum-navegação mundial, a Mercedes-Benz realça o elevado nível de maturidade técnica dos seus veículos eléctricos com células de hidrogénio. Este feito não seria possível utilizando apenas veículos eléctricos alimentados por bateria.", explica o Dr. Thomas Weber, Membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da Mercedes-Benz Cars. "Actualmente, tal como com a invenção do automóvel há 125 anos, surge a questão da infra estrutura de abastecimento de combustível. Estou no entanto confiante que, em conjunto com todas as partes envolvidas, iremos encontrar uma solução que nos permita explorar totalmente o potencial desta tecnologia."
Esta viagem de longa distância irá levar os veículos movidos a células de hidrogénio através de 14 países. Desde a Europa do Sul, através de França, Espanha e Portugal, os três Classe B F-CELL continuarão para a América do Norte, onde passarão pelos EUA e Canadá. Depois de atravessar a Austrália, irão chegar ao continente Asiático. A partir da China, irão passar pelo Cazaquistão, Rússia e, finalmente, Europa do Norte, regressando a Estugarda no início de Junho, onde a volta ao mundo em 125 dias terminará.
À volta do mundo com hidrogénio
O Classe B F-CELL combina uma autonomia sem emissões de cerca de 400 km com tempos de abastecimento muito reduzidos, sendo tão adequado para utilização diária em zonas urbanas como em viagens longas. No centro do Classe B está o novo motor eléctrico de nova geração alimentado por células de hidrogénio, que é compacto, potente, seguro e totalmente adequado à utilização diária. As células de hidrogénio geram a potência eléctrica através da reacção química entre o oxigénio e o hidrogénio.
A Mercedes-Benz adoptou uma aproximação engenhosa para a falta de postos de abastecimento de hidrogénio em estrada: actuando como fornecedor exclusivo para a alimentação de hidrogénio, o parceiro do projecto Linde AG pode garantir um fornecimento fiável graças às suas instalações e subsidiárias localizadas em todo o mundo. Em estradas remotas, um veículo cisterna, que foi desenvolvido especialmente para a viagem em colaboração com a Linde AG, tratará do abastecimento dos veículos com células de hidrogénio.
Sem comentários:
Enviar um comentário