A ópera Kátìa Kabanová de Leoš Janáček (1854-1928) tem estreia marcada para sábado, dia 8 de Janeiro de 2011, às 20h00, na sala principal do Teatro Nacional de São Carlos.
Com récitas marcadas para os dias 10, 12, 14, 16 e 18 de Janeiro, esta ópera, de inspiração autobiográfica, conta a história de um amor impossível, repleto de sentimento e de drama.
Em co-produção com o English National Opera – onde se estreou em Março de 2010 – a direcção musical estará a cargo de Julia Jones. David Alden, um dos mais importantes e prolíferos encenadores actuais de ópera do Mundo que recentemente foi galardoado com os prestigiados “South Bank Show Award” e o “Olivier Award” assina a encenação desta produção.
Com libreto do próprio compositor, baseado na tradução checa da peça A Tempestade de Alexander Ostrovski, a obra foi dedicada a Kamila Stosslová, uma jovem mulher casada, por quem Janáček se apaixonou. A primeira versão da ópera, em três actos, foi concluída a 17 de Abril de 1921, tendo sido estreada nesse mesmo ano. Bem acolhida pelo público e pela crítica, foi apresentada nos principais teatros de ópera da Europa, sofrendo ligeiras revisões por parte de Janáček, pelo menos até 1927.
No palco do São Carlos, destaque para nomes internacionais tais como o baixo islandês Magnus Baldvinsson, o tenor holandês Arnold Bezuyen, a checa Dagmar Pečkova, o tenor Hans Georg Priese, a soprano Ausrine Stundyte e a meio-soprano sueca Anna Grevelius, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário