O Banco Espírito Santo inaugura quinta-feira, dia 4 de Fevereiro, às 21h30, no espaço BES Arte & Finança, a exposição #5 – “ENCONTRO: entre a paisagem e a abstracção”, uma selecção de obras da sua colecção de fotografia e arte contemporânea, com curadoria de Luísa Especial. A entrada é gratuita.
A mostra vai possibilitar o contacto com artistas e obras até agora nunca exibidas em Portugal, e, ao mesmo tempo, testemunhar o aprofundamento da presença de alguns artistas que integram já a colecção BESart.
Patente no espaço até 9 de Abril, de acesso livre e gratuito, pode ser visitada todos os dias úteis, das 9h00 às 21h00.
A exposição desenvolve-se a partir das obras que integraram a BESart - Colecção Banco Espírito Santo no ano passado. A colecção, centrada na arte contemporânea e na fotografia, eixo da política de mecenato cultural do banco, é uma das principais colecções privadas do género em toda Península Ibérica, contando já com cerca de 700 obras de quase 300 artistas nacionais e internacionais.
“ENCONTRO: entre a paisagem e a abstracção” divide-se em dois eixos, que comunicam entre si: um em torno da paisagem, outro em torno da abstracção. Nas obras presentes na mostra, os artistas partiram sempre do que já existia para reequacionarem questões mais vastas e caras à história da fotografia, como a natureza enquanto objecto de contemplação, a realidade como construção subjectiva ou a inconsistência entre o conceito e a sua representação.
Todas as obras em exposição foram produzidas na última década. A BESart – Colecção Banco Espírito Santo reafirma-se, assim, como um observatório privilegiado do panorama da fotografia, mostrando-se especialmente atenta à contemporaneidade da cena artística nacional e internacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário