03 dezembro 2009

Turismo: Fim-de-Semana livre de CO2 em Copenhaga


Copenhaga será o palco do enorme encontro dos líderes mundiais na Conferência sobre as Alterações Climáticas COP15, de 7 a 18 de Dezembro, para discutirem como podemos salvar o mundo. Por toda a cidade, o foco está no clima, e Hotels.com preparou um guia para um fim-de-semana livre de CO2 em Copenhaga que, a partir de 2025 será a primeira capital do mundo neutra em CO2.


Transporte livre de CO2

Em Copenhaga há imensas oportunidades para se andar pela cidade de uma forma amiga do ambiente. Podem utilizar-se os autocarros eléctricos verdes da City Circle, que circulam pela cidade, ou pode-se fazer uma viagem num táxi-bicicleta. A terceira opção é viajar nas bicicletas grátis, que garantem tanto o exercício como uma consciência tranquila.

Noites neutras em CO2

Uma boa forma de poupar CO2 quando se viaja é ficar num hotel certificado ambientalmente e neutro em CO2. Copenhaga tem muitos hotéis que optam pela redução de energia, por fontes de energia verdes e pela compra de permissões e créditos CO2, tornando-se completamente neutros em CO2.

Hotels.com recomenda:

- Hotel Kong Arthur (****), situado nas zonas circundantes aos lagos;

- Hotel Danmark (***), num edifício do século XVIII, perto do Museu Nacional e da praça da Câmara Municipal;

- Ibsens Hotel (***) no bairro boémio perto de Nansensgade.

E também dois hotéis de design e neutros em CO2:

- Hotel Fox (***), onde todos os quartos foram desenhados de forma individual;

- Hotel Alexandra (***), recheado de mobiliário clássico de design dinamarquês.


Entretenimento pelo ambiente

- Museu Nacional: exposição “Clima Dinamarca – Dos glaciares ao aquecimento global”;

- Experimentarium: exposição “Energia”, focando a produção e utilização de energia;

- Jardim Zoológico de Copenhaga: certificado por iniciativas de sustentabilidade e preservação.

- Feira do ambiente “Mudança Climática”: 3 a 6 de Dezembro, em Oeksnehallen. Decorrem debates profissionais e entretenimento com foco em iniciativas de preservação do clima por parte de cidadãos, empresas e organizações.

- Conferência Al Gore: a 16 de Dezembro o antigo vice-presidente dos Estados Unidos, visita Copenhaga para falar sobre as mudanças climáticas, no Carlsbergs Tap 1 hall.

- Concerto “Seal the Deal! – Dança pela mudança climática”: pode dançar-se pela mudança climática a 7 de Dezembro, em Parken – o estádio de futebol de Copenhaga.

Fazer compras pelo ambiente

Para muitos, as compras são uma parte muito importante das visitas a uma cidade, e não há razão para não fazer compras num fim-de-semana livre de CO2, desde que se façam nos sítios certos.

- Nørrebro (zona Norte): a CommonZenz vende roupas, sapatos e joalharia orgânicos;

- Østerbro (zona Leste), a Mode Med Mening (“moda com sentido”) vende moda sustentável de comércio justo;

- Pure Shop (maior farmácia orgânica da Dinamarca): todos os produtos de cuidados de corpo e de maquilhagem são orgânicos;

- Chester’s Book Café (Christianshavn): primeiro local na Dinamarca que vende permissões de CO2 a clientes privados.

Comer verde

Durante os últimos dois anos têm surgido mais e mais restaurantes orgânicos e de redução de CO2 em Copenhaga. Este desenvolvimento foi promovido pela iniciativa Klima+, na qual os restaurantes podem candidatar-se a aconselhamento grátis para os ajudar a cozinhar sem produzir CO2.

Entre os restaurantes participantes Hotels.com recomenda o Aamanns Etablisement, que serve o prato tradicional dinamarquês “smørrebrød” (um tipo de sandwich), e o Bio Mio, uma cozinha de self-service orgânica.

O restaurante Julian, do Museu Nacional, serve um menu amigo do ambiente, que poupa a mesma quantidade de CO2 como a que se produz ao conduzir um carro por 10km.

Sem comentários:

Enviar um comentário