Para a indústria automóvel, o familiar e o desportivo, a funcionalidade e a sensualidade, foram conceitos quase sempre algo inconciliáveis. Mas o Renault R-Space quebra esses preconceitos... Afinal, é a visão da Renault para os futuros monovolumes compactos e para além de prefigurar mais uma revolução num segmento em que a marca foi pioneira, é a base de desenvolvimento de um motor 3 cilindros com turbo, com 900cc e 110 cavalos. Um bloco a gasolina que fará parte da nova gama de motores TCe, caracterizada pelo nível tecnológico, os consumos reduzidos e as baixas emissões de CO2.
O Renault R-Space é o terceiro protótipo apresentado pela Renault em escassos sete meses. Ou seja, o presente é sinónimo de dinamismo, mas também de expectativa em relação a um futuro que não será longínquo. Afinal, há três “janelas” para espreitar a visão da Renault: o DeZir, o Captur e o R-Space. Três conceitos distintos, mas com um objectivo em comum: estabelecer uma ligação com os clientes, a cada experiência das suas vidas. Se o DeZir representa a concretização do amor e o Captur a descoberta do mundo, o R-Space simboliza a constituição de família.
Num automóvel, família é sinónimo de monovolume e é esse o conceito do R-Space. Mas não se trata de um monovolume vulgar. Se há mais de um quarto de século, a Renault teve a ousadia de criar um segmento completamente novo – com o lançamento do Espace, a que se seguiram os não menos revolucionários Twingo e Scénic – o R-Space demonstra que a Renault pode chegar ainda mais longe…
“Os extremos atraem-se”… O provérbio é conhecido e, provavelmente, até serviu de inspiração à equipa de Axel Breun, o director de design dos concept e show cars da Renault: “O R-Space reúne elementos considerados, durante muito tempo, como opostos: a família e o carácter desportivo, a funcionalidade e a sensualidade. No fundo, reflecte as exigências de grande parte da nossa sociedade actual”.
A palavra de ordem dada aos designers foi a de imaginar um veículo familiar simples, sensual e caloroso, que prefigurasse o novo design dos monovolumes da Renault. O resultado é um monovolume compacto, com um comprimento de 4,25m, com uma linha fluida, sensual, robusta e desportiva.
A forma esguia das janelas sublinha o dinamismo do perfil, enquanto o grande pára-brisas e o tecto panorâmico fazem do habitáculo um verdadeiro casulo.
A secção dianteira do R-Space adapta a identidade visual – desenho em redor do losango de grandes dimensões e verticalizado – às proporções do monovolume. A carroçaria foi concebida como uma escultura, o olhar é assim cativado mais pelos jogos dos reflexos, do que pelas linhas.
UMA FAMÍLIA ECOLÓGICA
O R-Space está equipado com um motor Energy TCe Concept. Verdadeiro concentrado de tecnologias, este motor a gasolina de injecção directa apresenta a gama de motores TCe modulares a ser introduzida pela Renault a partir de 2012.
Com uma cilindrada de 900cm3, este concept motor de 3 cilindros advém da Aliança Renault-Nissan. Acoplado à caixa de velocidades automática EDC, com dupla embraiagem, apresenta performances equivalentes às de um motor 1.6, com uma potência de 110 cavalos (80 kW) e um binário de 160 Nm. Beneficia, também, de emissões de CO2 reduzidas – apenas 95g//km – a que corresponde um consumo de 3,7 l/100 km.
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