A CARMIM, maior produtora de vinhos do Alentejo e ‘Cooperativa do Ano’ pelo segundo ano consecutivo para a Revista de Vinhos, introduziu no mercado o vinho ‘Baja Carmim’, um tinto proveniente da equilibrada junção das castas Trincadeira, Aragonez e Castelão.
As uvas provenientes da vindima manual dos associados, são descarregadas e imediatamente desengaçadas e esmagadas, sendo depois submetidas a um processo de fermentação, que dura cerca de 2 a 3 semanas.
Com a adição de leveduras seleccionadas inicia-se a fermentação a temperatura controlada (28ºC). Durante este período é feita a maceração ou curtimenta, durante cerca de 15 dias. O vinho estagia em barricas de carvalho Francês e Português durante 8 a 12 meses em função das provas realizadas periodicamente.
Após este período cumpre, pelo menos, 12 meses de estágio em garrafa, processo que resulta num vinho de aspecto cristalino, cor rubi, aroma evoluído a especiarias, passas, coco torrado e baunilha, encorpado, com suaves taninos. Possui um prolongado final de prova onde são confirmados os aromas de nariz. Distingue-se pela elegância e harmonia, associadas à robustez próprias de um grande vinho.
Com um grau alcoólico de 13,5% vol., as garrafas (Garrafeira 2002) devem repousar deitadas, com o vinho em contacto com a rolha, em local fresco (cerca de 12ºC) com 75% de humidade relativa. Estas condições deverão manter-se constantes durante todo o ano.
Este vinho poderá ser consumido de imediato, ou se preferir, poderá deixa-lo estagiar 4 a 6 anos. Acompanha bem pratos de caça, carnes grelhadas ou assadas e queijos de cura, e deverá ser consumido à temperatura de 16-18ºC.
O Baja Carmim está à venda nas lojas da Carmim “Castas & Castiços” e “Carmim Shop”, no portal on-linewww.carmim.eu e nas melhores garrafeiras e restaurantes.
O vinho terá um preço PVP de 10€ por garrafa.
Sem comentários:
Enviar um comentário