Nas vésperas da celebração do 10.º aniversário da transferência dos poderes administrativos de Macau para a República Popular da China, o Museu do Oriente apresenta a exposição fotográfica “Trinta anos de relações Luso-Chinesas, Dez anos da transferência de poderes em Macau”, patente entre 11 de Dezembro e 10 de Janeiro.
Há 30 anos, em 8 de Fevereiro de 1979, Portugal e a China reataram relações diplomáticas e, desde essa altura, ambas as partes anteciparam a possibilidade de realizar conversações bilaterais sobre o estatuto de Macau, território sob administração portuguesa, as quais começaram formalmente em Junho de 1986.
A 20 de Dezembro de 1999 foram transferidos, para administração chinesa, os poderes exercidos por Portugal em Macau, surgindo assim, e por um período de 50 anos, a Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China.
As duas décadas que medeiam entre o estabelecimento de relações diplomáticas com a República Popular da China e a transferência de poderes em Macau são palco de uma intensa actividade política e diplomática.
A partir de 1999, e até 2049, a China assume o compromisso de manter os sistemas político, económico e o “modo de vida” próprios de Macau.
Sem comentários:
Enviar um comentário