A exposição temporária Encontros com o Oriente, Água-Forte/ Fukushima, apresenta obras de artistas portugueses e japoneses, com diversos percursos e recurso a técnicas de gravura distintas, entre 16 de Dezembro e 21 de Fevereiro, no Museu do Oriente.
A mostra surge na sequência da primeira exibição de trabalhos, realizada em 2006, em Fukushima, no Japão. Esta segunda edição dá a conhecer as diferenças e especificidades das técnicas ocidentais versus técnicas orientais, e acrescenta a componente didáctica que mostra ao público o “como fazer” na arte de gravar em dois mundos tão distantes e, simultaneamente, tão próximos.
No ano em que a Associação de Gravura Água-Forte comemora o 10.º aniversário, a exposição Encontros com o Oriente, Água-Forte/ Fukushima é um contributo importante na divulgação das técnicas tradicionais de gravura do Oriente e do Ocidente.
Ponta seca, buril, rascador, água-forte, mezzotint, berceau, xilogravura, ukiyo-e, hangi to, maru bake são termos cuja essência se pode observar e descobrir nesta mostra, num novo entendimento do que é a gravura.
16 de Dezembro a 21 de Fevereiro
Todos os dias: 10h00-18h00 (à sexta-feira o horário prolonga-se até às 22h00; encerra à terça-feira)
Galeria Sul – Museu do Oriente
Preço: € 4,00
Sem comentários:
Enviar um comentário