Chega hoje às livrarias nacionais o livro 30 Anos, obra que passa em retrospectiva os 30 anos dos Xutos & Pontapés. Também hoje a maior banda do rock português será condecorada pela autarquia lisboeta com a medalha de mérito da cidade, grau ouro, pelo facto de serem uma «banda referência na cidade».
Depois de terem sido agraciados com a Ordem do Infante D. Henrique, em 2004, os Xutos & Pontapés juntam agora mais uma distinção institucional ao currículo de três décadas. Tal facto ainda não consta da obra 30 Anos, sobre a vida da maior banda do rock português sob os holofotes e na intimidade, mas não deixa de reforçar o papel do grupo na sociedade portuguesa.
Gui, João Cabeleira, Kalú, Tim e Zé Pedro iniciaram a criação dos Xutos & Pontapés no final da década 70, sob influência do Movimento Punk da época. Num instante o grupo descobriu a sua própria sonoridade e daí à conquista de uma legião de fãs foi um ápice.
Actualmente, passados 30 anos, os Xutos & Pontapés são uma referência no panorama musical português e há muito que se tornaram conhecidos internacionalmente. 30 Anos é pois o relato desta história que abraça várias gerações.
Dia 9 de Dezembro, quarta-feira, o livro será apresentado na Fnac do Colombo, por ToZé Brito, pelas 18h30, na presença de elementos da banda.
Sem comentários:
Enviar um comentário