Integrado no Dia do Coração, a Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia e o Museu do Pão vão lançar amanhã, Sexta-feira (20 de Maio), o Prémio Coração São 2011, no valor de 10.000 Euros, num jantar a decorrer no Museu a partir das 20h, e que contará também com a presença das delegações da Administração Regional de Saúde do Centro e da Fundação Portuguesa de Cardiologia (Delegação do Centro), entre outros convidados.
Estudos demonstram que uma redução de 20 a 35% de sal na alimentação pode reduzir em 25% o risco de doença cardiovascular e traduzir-se numa redução da mortalidade por estas doenças em cerca de 20%. Um estudo coordenado pelo Professor Jorge Polónia revelou que, se cada português reduzisse a ingestão de sal em 1 grama por dia, poderiam evitar-se 2.640 mortes por ano e que, se essa redução atingisse os 4 gramas diários, os ganhos em saúde poderiam traduzir-se em menos 7.000 mortes por ano. Segundo o mesmo autor, Portugal encontra-se no topo da tabela dos países europeus em que é maior a relação entre a mortalidade por acidente vascular cerebral e a ingestão média diária de sal.
Neste sentido, o Prémio Coração São 2011, atribuído pela Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia e oferecido pelo Museu do Pão, pretende apoiar e promover a redução do teor de sal no pão por parte das empresas da indústria da panificação em Portugal.
O Prémio Coração São consiste no valor de 10.000 Euros e será entregue a uma das cerca de mil empresas de panificação envolvidas no projecto Pão.come, apurada de acordo com o seu esforço no sentido da redução do teor de sal no pão. No entanto, apesar de o Prémio ser atribuído a uma destas empresas da panificação, será posteriormente oferecido a uma Instituição de Solidariedade Social escolhida por esta.
De acordo com o Prof. Dr. Polybio Serra e Silva, Presidente da Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia, “este prémioserá, seguramente, um passo em frente na qualidade do Pão Português e na qualidade dos padrões de saúde pública em Portugal”.
O jantar de lançamento do Prémio Coração São 2011 integra-se nas comemorações do Dia do Coração, que terão lugar no Museu do Pão. Assim, o jantar no Restaurante do Museu contará com a presença das delegações da Administração Regional de Saúde do Centro e da Fundação Portuguesa de Cardiologia (Delegação do Centro), entidades com as quais o Museu do Pão estabelece parceria, e destacará os exemplos mais saudáveis da gastronomia nacional. Seguidamente, no Bar/Biblioteca do Museu haverá lugar a uma tertúlia com o Prof. Dr. Polybio Serra e Silva, durante a qual, num ambiente informal, se abordará o seu percurso profissional, e em que a preocupação com a saúde, a boa alimentação e o bem-estar do coração estarão em destaque.
Sem comentários:
Enviar um comentário