O restaurante Olive Oil Gourmet vai realizar nos próximos dias 12 e 26 de Março dois workshops para não especialistas. O de vinhos, no dia 12, será orientado pela sommelier Rute Caseiro, enquanto o de cozinha tradicional, no dia 26, é orientado pelo chefeRicardo Jones. Com estas acções, os participantes ficam habilitados a conhecer mais e melhor sobre os vinhos em geral e sobre os alimentos que compõem a cozinha portuguesa tradicional, nos aspectos teóricos e práticos. No final, cada participante tem direito a um diploma de participação.
Ana Veiga, gestora deste restaurante inspirado na tradição da alimentação mediterrânica, explica que «os workshop de vinhos e de cozinha tradicional são eventos que ocorrerão ao longo de todo o ano, a par dos habituais menus de degustação. Por sua vez, estas actividades inscrevem-se num âmbito mais alargado designado por “mês temático”. Isto é, todos os meses a ementa, os vinhos e os eventos têm um fio condutor. Por exemplo, este mês de Março o tema é África, e Abril será Itália». O restaurante Olive Oil Gourmet, que se «caracteriza pela cultura do gosto, sabor e sensações tradicionais, também é motivado pela procura constante da inovação e apresentação», acrescenta Ana Veiga.
Situado em Esmoriz, Ovar, o Olive Oil Gourmet «é um dos poucos com estas qualidades em todo o eixo Porto-Gaia-Aveiro, merecendo, por isso, uma deslocação», defende, ainda, Ana Veiga.
Workshops inovadores
Rute Caseiro explica que «o objectivo do workshop “Como é feito o vinho” não é obviamente o de formar especialistas, mas proporcionar conhecimentos básicos sobre o vinho. É, portanto, um encontro com os entusiastas do vinho que pretendam aprofundar e, sobretudo, trocar experiências sobre enologia». Saliente-se que esta sommelier do Olive Oil Gourmet é uma jovem de 22 anos, natural de São João da Pesqueira, uma localidade situada na Região Demarcada do Douro, como gosta de sublinhar, e onde continua a fazer as vindimas com os pais. Depois da sua formação em Hotelaria, Restauração, Organização e Controlo, Rute passou pelo Hotel Meridien Park Atlantic Porto e pelo restaurante O Comercial (Palácio da Bolsa),
Já no workshop sobre cozinha tradicional, o chefe internacional Ricardo Jones diz que «o inovador reside no facto de os participantes entrarem na cozinha e realizarem ao vivo, sob sua orientação, a confecção dos pratos. Além disso, aprenderão um pouco de tudo, desde a selecção dos produtos, preparação, montagem e serviço».
A nível gastronómico, ao almoço, o Olive Oil oferece não só serviço à lista como menus executivos. No entanto, ao domingo, é possível apreciar um bufete, a 18,00€ por pessoa, que inclui água, refrigerantes, cerveja e café, sendo o valor de 10,00 euros para crianças até 10 anos.
Serviço requintado de catering
Depois de um ano a apurar a cozinha e novas áreas de actividade, o Olive Oil Gourmet passou também a oferecer um requintado serviço catering para empresas e particulares, que prima pela distinção. Ana Veiga explica que «esta área não se destina ao catering de quantidade mas de excepção. São serviços para quem quer preservar a sua intimidade e conforto e proporcionar o máximo requinte e qualidade aos seus convidados, indo o Olive Oil a casa do cliente ou às instalações de uma empresa». Estes serviços, de almoço, lanche, jantar ou cocktail, estão disponíveis para qualquer festa social ou empresarial (aniversários, casamentos, baptizados, comemorações, etc). As deslocações ao domicílio incluem a presença do chefe e da sua equipa, que prepara e serve a refeição. O serviço só fica concluído com a limpeza e arrumação das divisões.
Outra área explorada, em espaços contíguos ao restaurante, é o das salas de reuniões para pequenos grupos. «As empresas têm aqui duas salas de trabalho para grupos de 10 ou 20 participantes, totalmente equipadas do ponto de vista de infra-estruturas tecnológicas e conforto», acrescenta.
«Ao assumirmos este posicionamento em torno da gastronomia, dos vinhos e dos eventos, o Olive Oil Gourmet passa também a ser uma referência no segmento médio-alto mas, ainda assim, competitivo», conclui Ana Veiga.
O Olive Oil Gourmet funciona no seguinte horário: almoço, das 12H00 às 15H00; jantar, de terça a quinta-feira, das 19H00 às 22H30, e sexta-feira e sábado, das 19H00 às 24H00. Ao domingo e segunda-feira só serve almoços.
Sem comentários:
Enviar um comentário