17 março 2011

Lazer: Fim-de-semana “zen” a Oriente

O Museu do Oriente sugere um fim-de-semana dedicado à renovação espiritual e física, com um conjunto de actividades, organizadas em colaboração com a Federação Portuguesa de Yoga, que acontecem nos dias 26 e 27 de Março.

Para começar da melhor forma estes dias dedicados ao bem-estar, no sábado, a partir das 10h00, realiza-se uma sessão de “Kriyas – Purificações Matinais”, seguida da “Suryanamaskar: Saudação ao Sol”.

A nível físico, esta postura fundamental do ioga desenvolve a musculatura do corpo, promove o alongamento e a manutenção da saúde da coluna vertebral e cria mobilidade nas diferentes articulações, enquanto actua, igualmente, naquilo que se designa como corpo subtil, estimulando o centro energético do corpo e fazendo circular a energia.

O programa prossegue com uma série prática de ioga cujo objectivo é o de trabalhar o autoconhecimento, o equilíbrio entre corpo e mente e a promoção da saúde física e espiritual.

Da parte da tarde, uma conferência sobre iogaterapia dá a conhecer a forma como esta técnica indiana milenar pode ser uma poderosa aliada no tratamento da ansiedade e da depressão. Estudos publicados recentemente confirmam o efeito ansiolítico do ioga, provocado pelas posturas utilizadas nesta prática, que associam alongamentos e meditação, agindo directamente sobre o sistema nervoso central, provocando uma sensação de calma e relaxamento.

No dia seguinte, uma conferência sobre medicina ayurvédica explica os princípios deste sistema medicinal indiano, que serviram de base ao desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.

Esta continua a ser a medicina oficial na Índia, que surgiu da necessidade de criar um sistema de saúde barato para atender às populações numerosas e muito pobres. A ayurveda, como ciência integral, considera que a doença é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida.
A partir das 15h00, estes ensinamentos são exemplificados através de uma sessão teórica de massagens ayurvédicas que, entre vários benefícios, actuam sobre o sistema imunitário e no equilíbrio físico e psíquico. Com origem na Índia, estas massagens baseiam-se em textos antigos – os Vedas – constituindo uma das principais técnicas utilizadas pelos médicos e terapeutas ayurvédicos.

Todas as actividades são gratuitas.

Saiba mais em:
Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa
Tel.: 213 585 200 | E-mail: info@foriente.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário