Memórias de mim mesmo” é uma série de 13 programas, de 50 minutos, com autoria e apresentação do Maestro António Victorino D’Almeida, produzida pela Panavideo e pela Fill the Moon Productions, para a RTP2.
Nesta série, o Maestro António Victorino D’Almeida e autor deste novo programa serve-se da forma de monólogo para comunicar com o telespectador, mas não só. Desta vez, irá, também, responder a uma série de questões colocadas por personalidades de prestígio, nacionais e internacionais, que, de alguma forma, estão ou estiveram ligadas à sua vida e obra, tais como Olga Prats, Maria do Céu Guerra, Bárbara Guimarães, José Jorge Letria, familiares seus, entre tantos outros. As perguntas poderão ser de natureza pessoal, profissional ou, até, existencial. As respostas do Maestro, por seu turno, poderão ser por palavras ou…por música, utilizando não raras vezes a arte que tão bem domina: a improvisação. E vamos ainda assistir a alguns momentos de conversa informal entre o Maestro e o grande pintor Júlio Pomar, o ator Ruy de Carvalho e a sua amiga de longa data, Erika Pluhar.
Viena, a cidade que acolheu o Maestro durante 23 anos, será revisitada nesta série e será também o cenário de alguns programas. Sem qualquer saudosismo, e com uma linguagem atual e optimista, a viagem decorre por locais de culto, monumentos, casas onde viveram, nasceram ou morreram grandes figuras da cultura universal.
A tranquilidade e a beleza do Minho, tão apreciadas pelo Maestro, também estarão presentes nestes programas. Uma das características principais, que acompanhará os treze programas, será o constante diálogo entre o Maestro e o seu piano. Salvo breves trechos musicais dos grandes compositores mencionados, pontuando as histórias que sobre eles se contam, mais de 90% da banda sonora da série será composta por temas da autoria de António Victorino D’Almeida, que todo o país conhece como um imenso comunicador, mas cuja obra é praticamente desconhecida.
Um discurso feito na primeira pessoa. Memórias de um percurso cheio de histórias, de histórias cheias de vida. Mas, sempre, uma forma incomparável de comunicar e um sentido de humor invejável… assim é o maestro António Victorino D’Almeida.
Um discurso feito na primeira pessoa. Memórias de um percurso cheio de histórias, de histórias cheias de vida. Mas, sempre, uma forma incomparável de comunicar e um sentido de humor invejável… assim é o maestro António Victorino D’Almeida.
No primeiro programa faremos uma viagem ao passado, em que o Maestro nos contará diversos episódios relacionados com a sua decisão de ir morar para Viena. Desta forma, ficaremos a conhecer algumas das dificuldades com que se deparou ao chegar a um país estrangeiro, os trocadilhos engraçados com a língua alemã – que, na altura, desconhecia, a primeira casa onde morou e a família austríaca que aí o acolheu.
Quanto a histórias de compositores, neste primeiro programa iremos aflorar algumas situações da vida e da obra de Haydn.
O Maestro irá, também, conversar com o grande pintor e seu amigo, Júlio Pomar - o tema em discussão será a tourada. Um dos momentos altos do programa será a intercomunicação entre estes dois mestres, através das suas artes: pintura e música.
Sendo também escritor de renome, o maestro irá falar-nos sobre um dos seus livros mais reconhecidos pelo público, Coca-Cola Killer.
Sem comentários:
Enviar um comentário