05 novembro 2010

Música: David Murray interpreta Nat King Cole em disco e concerto no Porto

O saxofonista David Murray interpreta versões de Nat King Cole. Em conjunto com o Cuban Ensemble, o músico edita o disco “David Murray Cuban Ensemble Plays Nat King Cole en Español” a 15 de Novembro e visita Portugal para um concerto na Casa da Música no Porto no dia 14 de Dezembro.

David Murray é um sax tenor incontornável. Já participou em mais de 250 álbuns e tem construido a sua carreira com um brio único. Este novo disco apresenta um dos projectos mais improváveis e eficazes de David Murray: uma interpretação de dois álbuns que Nat King Cole gravou em espanhol e português, em 1958 e 1962, nos quais interpreta canções de Cuba, México, Porto Rico, Rio de Janeiro e Buenos Aires.

O resultado é um dos álbuns mais deliciosos de Murray, demonstrando um salto tremendo na sua abordagem a um mundo musical que desde há muito o fascina. Os arranjos são imaginativos, cativantes e engenhosos, especialmente na integração entre os metais e as cordas. A banda é pura coesão e David Murray tem aqui, como improvisador, um momento alto na sua vasta discografia.

Temas como “El Bodeguero”, “Quizás, Quizás, Quizás”, “Tres Palabras”, “Piel Canela” entre tantos outros clássicos são revistos por um conjunto de músicos de referência, numa mescla muito conseguida entre o jazz mais sofisticado e o ritmos latinos.

Para o concerto na Casa da Música, David Murray conta com a presença da estrela cubana Omara Portuondo.

Alinhamento:
1. «El Bodeguero» - autor: Eduardo Egues Martinez
2. «Quizás, Quizás, Quizás» - autor: Osvaldo Farrés
3. «Tres Palabras» - autor: Osvaldo Farrés
4. «Piel Canela» - autor: Boby Capo
5. «No me Platiques» - autor: Vicente Garrido
6. «Black Nat» - autor: David Murray
7. «Cachito» - autor: Consuelo Velázquez
8. «A media luz» - autor: Edgardo Donato
9. «Aqui se habla en Amor» - autor: Jack Keller

Sem comentários:

Enviar um comentário