Desde o seu lançamento em 2009, a segunda geração do Mazda3 provou ser uma das propostas mais atractivas do segmento dos compactos. Proposto em duas versões de carroçaria – um desportivo de 5 portas e uma atlética berlina –, disponível em Portugal com quatro motores (incluindo-se o bloco que equipa a versão de elevadas performances Mazda3 MPS) e dispondo de um equipamento desportivo, o modelo tornou-se num sucesso entre os consumidores europeus que procuram um automóvel compacto com estilo e condução agradável.
A Mazda está a reforçar ainda mais a bem sucedida gama Mazda3 com o lançamento de uma renovada motorização diesel common-rail MZ-CD de 1,6 litros, bloco que agora cumpre com as normas de emissões Euro 5 e está associado a uma nova transmissão de seis velocidades.
Disponibiliza uma potência máxima de 85 kW / 115 cv às 3.600 rpm e garante um binário máximo de 270 Nm num leque alargado de rotações, entre as 1.750 e as 2.700 rpm. A nova versão tem um consumo combinado de apenas 4,4 l/100 km e produz 117 g/km de CO2 (em circuito combinado). A sua nova disposição SOHC de baixa fricção, com duas válvulas por cilindro, o bloco em alumínio e reduzida cilindrada tornam este motor muito leve e compacto.
A segunda geração do Mazda3 impressiona pelo expressivo design exterior, simultaneamente desportivo e dinâmico, com linhas marcantes que lhe dão um ar sólido em termos de qualidade de construção. É um automóvel muito aerodinâmico, com um dos mais baixos coeficientes aerodinâmicos da classe (0.28 para a berlina; 0.30 para a variante de 5 portas). Desportivo e espaçoso também no interior, conta com um aprimorado ‘interface’ homem-máquina, intuitivo de utilizar, ao mesmo tempo que se apresenta cerca de 11% mais silencioso do que o seu antecessor.
Acresce-lhe o renovado motor turbodiesel de 1,6 litros debaixo do ‘capot’, que torna a já de si leve segunda geração Mazda3 num automóvel dinâmico, frugal e agradável de conduzir.
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