09 novembro 2010

Motor: Novo SLK com tecto panorâmico vario

A Mercedes-Benz irá apresentar em 2011 a terceira geração do seu pequeno roadster – o Classe SLK - um inovador modelo em termos de tecnologia e design. O novo tecto em vidro irá celebrar a sua estreia mundial neste modelo que poderá tornar-se transparente ou rapidamente escurecer. No modo transparente oferece uma sensação open air durante a época de Inverno. No modo escurecido irá proporcionar a sombra necessária para prevenir o aquecimento do interior quando este se encontra sob forte incidência solar.

A Mercedes-Benz será o primeiro construtor automóvel a oferecer já no próximo ano um novo tecto panorâmico em vidro. Graças ao seu novo desenvolvimento, o vidro pode ser escurecido em poucos segundos, proporcionando sombra e um ambiente ímpar, ajudando a manter uma atmosfera de bem-estar no interior do novo SLK.

Ao proteger eficazmente contra os intensos raios solares, os ocupantes do novo SLK irão usufruir de um elevadíssimo nível de conforto climatérico. Mesmo parado, o interior do SLK não sobreaquece porque o tecto é comutado para o modo escurecido estando o motor desligado.

O princípio baseia-se no fenómeno físico do comportamento das partículas quando sujeitas a um campo eléctrico. Quando a estrutura em vidro é submetida a uma carga eléctrica, as partículas orientam-se de forma a que a luz seja capaz de atravessar o vidro. Caso a carga eléctrica esteja desactivada as partículas posicionam-se aleatoriamente, bloqueando parcialmente a luz. A unidade de comando está integrada na secção dianteira do tecto e o interruptor na parte superior da consola central.

Adicionalmente ao efeito panorâmico, o MAGIC SKY CONTROL também proporciona um ambiente exclusivo de bem-estar. Os raios UV e os infra-vermelhos também são eficazmente bloqueados no modo transparente, enquanto o isolamento aumenta significativamente no modo escurecido, ajudando assim a manter a temperatura mais fresca.

Durante o exigente programa de testes de resistência a que foram submetidos os protótipos do SLK, equipados com este inovador tecto em vidro, incluiu testes realizados em Death Valley, nos EUA, um dos locais mais quentes do mundo, sob um sol escaldante.

Esta medição foi comprovada através de um dispositivo designado por “star pyranometer” que revelou a intensidade da exposição solar. Com o tecto totalmente aberto, o sol atinge o deserto do Death Valley entre 1.000 a 1.100 W por m2. Com o tecto em vidro transparente baixa para 200 W e quando este é comutado para o modo escurecido com o MAGIC SKY CONTROL, baixa para 40 a 50 W, ou seja, 5 vezes menos que o valor original.

O MAGIC SKY CONTROL não só beneficia o bem estar dos ocupantes, como poupa também na utilização do ar condicionado, o que por sua vez reduz as emissões de CO2.

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