02 novembro 2010

Motor: Novo Mazda2

Quando o Mazda2 surgiu nos salões de venda europeus em 2007, apresentou-se como uma revolução na indústria automóvel, habituada que estava a automóveis grandes e pesados.

Graças à estratégia de redução de peso implementada pela Mazda, tinha menos 100 kg do que o seu antecessor, sendo também mais seguro e resistente a impactos. No ano seguinte, o Mazda2 registava 5 estrelas nos testes de impacto da Euro NCAP para, pouco depois, conquistar o troféu de ‘Carro do Ano Mundial 2008’. Tornou-se também num dos modelos Mazda mais populares na Europa, conquistando mais de 207.000 novos proprietários que procuravam um automóvel pequeno e acessível, mas que fosse também expressivo e dinâmico.

As actualizações operadas sobre o atractivo sub-compacto modelo da Mazda tornaram-no ainda mais desportivo, mas também mais confortável e amigo do ambiente. O Mazda2 está agora mais agradável, com uma nova qualidade sentida no interior e melhor conforto de condução. Dado que todas as motorizações cumprem com a norma Euro 5, pois todas apresentam o mesmo ou menores níveis de consumos e produzem menos emissões de CO2 do que a geração que substitui, o novo Mazda2 garante menores custos operacionais e um acréscimo de valor.

O novo Mazda2 faz evoluir o conceito jovem e dinâmico inerente à versão original,  integrando-o em versões de 3 e 5 portas, ao mesmo tempo que o apresenta com a nova assinatura visual da Mazda, pelo que se torna ainda mais desportivo. A nova grelha superior, de cinco pontas, conta com o logo alado da Mazda logo na versão de entrada (antes apenas estava disponível com o ‘pack’ de aparência desportiva), sendo também maior e mais vincada. Os rebordos dos faróis de nevoeiro têm novo formato e reflectem a dinâmica da imagem global da família. Não houve alterações na linha de cintura ascendente e nas dimensões exteriores compactas, que dão à silhueta do Mazda2 uma sensação de dinâmica, mesmo quando o modelo se encontra parado.

Naturalmente, o ‘facelift’ disponibiliza um ‘pack’ de aparência desportiva, que integra embaladeiras laterais e um ‘spoiler’ montado no tejadilho. Conta, também, com novas jantes em liga leve de alumínio de 16 polegadas, de design próprio que transmite um visual desportivo, e jantes de ferro de 15 polegadas com tampões com design próprio, mais dinâmico.

Apesar do seu visual compacto e dinâmico, a nova geração do Mazda2 contempla espaços para a cabeça e ombros entre os melhores do segmento B e tem espaço suficiente para as pernas à frente e atrás, de modo a garantir uma viagem confortável e agradável. O banco do condutor é ajustável em altura em todos os níveis de equipamento. Em combinação com a coluna de direcção ajustável em profundidade e um comando da caixa de velocidades montado no fundo da consola central, assegura-se um elevado nível de conforto, mesmo em viagens mais longas. O Mazda2 conta ainda com vários e práticos compartimentos ao longo da cabine, incluindo um prático e amplo porta-luvas, encaixes para copos na base da consola central, um tabuleiro ao nível do chão – entre os bancos da frente – suficientemente grande para acomodar uma mala de mão e encaixes para garrafas de 1,5 litros nas bolsas das portas. Para carregar ou utilizar aparelhos eléctricos, está disponível uma prática ficha de 12V e também uma entrada AUX, para ligação de aparelhos digitais como um MP3 ou um iPOD®.

Sem comentários:

Enviar um comentário