08 novembro 2010

Livro: Solidão e Poder

Com nova capa e novo prefácio, o livro de Maria João Avillez, considerado a mais completa biografia de Francisco Sá Carneiro, publicado pouco depois da sua morte, regressa na próxima semana às livrarias nacionais.

Para 15 de Novembro, às 18h30, está agendada a sessão de lançamento, na Sala de Leitura da Assembleia da República, em Lisboa. O livro será apresentado pelo economista João Salgueiro e pelo jurista Pedro Lomba, na presença da autora e de diversas personalidades da vida pública nacional.

Escrito por Maria João Avillez um ano após o acidente de 4 de Dezembro de 1980, Francisco Sá Carneiro – Solidão e Poder foi considerado o melhor retrato do homem e do político. Uma vida breve, um percurso interrompido, um homem de vontade férrea, a cena política onde interveio, fazem de Francisco Sá Carneiro a figura incontornável que aqui se dá a conhecer. Esta biografia ressurge assim como instrumento fundamental para relembrar ou descobrir Francisco Sá Carneiro.

«Por mim aplaudi esta reedição onde cabe em corpo inteiro um retrato feito de palavras: as que na altura — não cortei uma só palavra, não acrescentei uma linha, nada alterei nesta reedição — me pareceram as mais adequadas para apanhar o voo de uma anima, as contradições de um homem, o galope de uma vontade, o sonho de uma vida. Não o teria porventura voltado a escrever assim, o tempo e a passagem do tempo sobre as coisas, deixam marca e conferem peso. Julgo porém que o que distingue o retrato por mim feito ontem se mantém intacto hoje: para os que conheceram Francisco Sá Carneiro e para os que vão agora passar a conhecê-lo.» Maria João Avillez in Introdução
 
Editora: Oficina do Livro

Sem comentários:

Enviar um comentário