08 novembro 2010

Cultura: Elias de Felix Mendelssohn no CCB

Terá lugar no sábado, 13 de Novembro, às 21h00, no grande auditório do CCB, a apresentação da oratória Elias de Felix Mendelssohn que, embora representativa do novo estilo romântico, se inspira nas grandes oratórias barrocas de Bach e Händel.

Elijah foi composto em 1846 para o Festival de Birmingham e relata uma série de eventos da personagem bíblica Elias de acordo com passagens do Velho Testamento.

No CCB, a maestrina britânica Julia Jones dirige a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e os solistas Ana Franco, Dora Rodrigues, Cátia Moreso, o barítono Detlef Roth e o tenor Musa Nkuna na apresentação desta oratória que, segundo o compositor, distinguia-se da ópera apenas pela primazia atribuída à narrativa épica sobre a acção dramática.

O barítono alemão Detlef Roth foi considerado “o cantor ideal para o papel de Elias” no Coburg Classic Festival em 2002, “com uma voz profética, capaz de se entregar de uma forma flexível e com uma dramatização dinâmica”. (Coburger Tageblatt). A sua impressionante carreira concertística encerra concertos com as principais orquestras nas maiores salas de concerto da Europa, Médio e Extremo Oriente e Américas.

Sem comentários:

Enviar um comentário