A história da Maçonaria é uma história de contradições e de paradoxos. A sua imagem pública é hoje ruinosa em alguns países. Enquanto a Maçonaria original é Universal e aberta – uma vez que define o que é e o que não é Maçonaria e rejeita aquilo que está errado –, aquela que temos hoje é muitas vezes o pátio de recreio de um racionalismo exacerbado, não propondo nunca a saída espiritual que se deveria pretender.
"A Maçonaria Desvendada" é o mais recente livro da Colecção Hyram criada pela Zéfiro no início de 2010, dedicada exclusivamente a obras de cariz maçónico.
"O que é a Maçonaria? Para que serve? O que a torna única?" Estas são algumas das muitas questões que Luis de Matos prontamente esclarece na sua obra.
Para o autor, a Maçonaria é uma via iniciática que preservou as chaves essenciais da Iniciação no Ocidente, capazes de produzir um despertar espiritual no indivíduo. Para entender o que é realmente a Maçonaria há que remontar às suas origens, onde esta nasce como um conceito bem definido e limitado, para mais tarde se desintegrar e dar lugar a tantas denominações contraditórias que estão presentes na nossa sociedade actual. A Maçonaria esqueceu-se daquilo que é: uma via iniciática. É, assim, necessário resgatar a sua mais pura tradição.
Alguns dos temas abordados:
• A História da Maçonaria
• A Iniciação Maçónica: Os seus Ritos e Símbolos
• Liberdade, Igualdade e Fraternidade: Da Democracia à Sinarquia
• Maçonaria, Espiritualidade e Nova Era
• A Ligação entre Maçonaria, Religião e Cristianismo
Um livro editado pela Zéfiro.
Pvp: 14,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário