09 julho 2010

Cultura: Maior exposição de sempre de José de Guimarães no Algarve

A cidade de Loulé vai receber a exposição “Negreiros e Guaranis”, a mais extensa mostra de José de Guimarães no Algarve, especificamente concebida para o espaço ímpar do Palácio da Fonte da Pipa. Um dos mais relevantes artistas portugueses, com uma obra notável que usa vários suportes desde a pintura, a escultura passando pela arte pública, José de Guimarães trará ao território algarvio uma exposição inédita, que se divide em dois tomos e em dois locais distintos: na Galeria de Arte Convento Espírito Santo, inaugurando no próximo dia 23 de Junho e estendendo-se até 2 de Outubro, e no Palácio da Fonte da Pipa, com a primeira mostra marcada para o dia 2 de Julho, prolongando-se igualmente até 2 de Outubro.

Articulando as obras da autoria do artista, com peças da sua colecção de arte primitiva africana, esta exposição põe ênfase na circulação formal e conceptual que, desde o início do percurso de José de Guimarães, se estabelece entre o seu trabalho e a arte africana. Esta matriz é essencial para uma compreensão profunda da natureza nómada, porosa e mestiça do pensamento absolutamente contemporâneo proposto pela obra de José de Guimarães.

Apresentando um importante conjunto de obras inéditas, feitas especificamente para esta exposição, “Negreiros e Guaranis” convida os visitantes a ‘respirar’ a obra de José de Guimarães, uma obra onde se pode sentir a ligação e fluxo entre culturas tão diferentes como a arte primitiva, africana e sul-americana, em sintonia com os espaços únicos que acolhem esta exposição.

Neste sentido, Nuno Faria, programador de Arte do “Allgarve’10” e curador da exposição refere que “a obra de José de Guimarães é uma obra inspirada na arte primitiva, não só africana como sul-americana, cuja natureza transcultural estabelece uma forte ligação com o território algarvio”. Sobre este ponto realça ainda que “este universo foi convocado para lembrarmo-nos das nossas semelhanças. Ainda há marcas muito visíveis no Algarve do norte de África, não só por ser um território mestiço em termos de cores, mas também pela questão cultural.”

José de Guimarães é considerado um dos principais artistas plásticos portugueses de Arte Contemporânea. Na sua obra, a cor desempenha um papel fundamental e uma das suas temáticas de eleição é o corpo humano.

Como representações estéticas de arte pública podem ainda citar-se os painéis do Metropolitano da cidade do México e da estação lisboeta de Carnide, destacando-se ainda a escultura "Adamastor", encomendada para celebrar o Festival dos Oceanos no Parque das Nações, em 1999.

É de referir ainda que a sua obra encontra-se representada em museus e colecções públicas espalhados por todo o Mundo.

Eventos de música, desporto, arte e gastronomia compõem o programa “Allgarve” que este ano oferece também animação de rua, novo circo e música clássica, num calendário que se prolonga pela primeira vez até Novembro e que inclui um número recorde de cerca de 90 eventos.

O “Allgarve’10” é um programa de valorização turística para o Algarve que tem por objectivo reforçar a região como destino de qualidade, proporcionando experiências que marcam aos turistas e aos residentes e complementando a oferta tradicional de Sol e Mar - característica da época alta - com cultura, actividades e animação por todo o ano.

INFORMAÇÕES DE BILHETEIRA
Curadoria: Nuno Faria, programador de Arte do “Allgarve’10”
Em parceria com a Câmara Municipal de Loulé

Galeria de Arte Convento Espírito Santo, Loulé - 23 de Junho a 2 de Outubro
Horário: Segunda a Sexta das 09h00 às 17h30. Sábados e Feriados das 10h00 às 14h00. Encerra aos Domingos

Palácio da Fonte da Pipa, Loulé - 2 de Julho a 2 de Outubro
Horário: Das 16h00 às 23h00

Sem comentários:

Enviar um comentário