03 agosto 2011

Lazer: Voos Nocturnos com Morcegos prosseguem no Monte Selvagem

O Monte Selvagem – parque e reserva animal de Montemor-o-Novo, comemora o Ano do Morcego com a realização de um ciclo de acções de observação nocturna do único mamífero que consegue voar. As próximas sessões estão agendadas para 6 e 13 de Agosto, 20H00 e inclui ceia.

A responsabilidade é de Mário Carmo, biólogo especialista em Quirópteros, investigador na Universidade de Évora que realiza este Verão um ciclo de acções de educação ambiental naquele parque acerca destes animais.
O Ano do Morcego coincide em 2011 com o Ano Internacional das Florestas, pelo que nestas acções se salientará a importância da relação entre os morcegos e o Montado (tipo de floresta onde o Monte Selvagem está inserido), e que uma gestão sustentável da floresta é essencial para a preservação de populações viáveis de morcegos, bem como para o equilíbrio dos ecossistemas em bosques e florestas.
Destinadas a um público diversificado, visam transmitir de forma dinâmica curiosidades sobre os Morcegos que vivem junto de nós, mas são desconhecidos de quase todos e muitas vezes alvo de mitos e crenças infundadas. As actividades são nocturnas e enquadradas numa estratégia global de conservação das espécies de Morcegos de Portugal, que contempla também o Atlas de Morcegos de Portugal e um Estudo de Etnozoologia acerca de como a população portuguesa encara estes animais.
Os Morcegos constituem um tema curioso e misterioso para o público em geral. Estas acções proporcionam aos participantes a possibilidade de conhecer mais sobre este tema e de estar no Monte Selvagem ao anoitecer! Ouvir os Morcegos, através da utilização de um detector de ultra-sons, é uma das aventuras!
A 1ª acção será no dia 23 de Julho e as inscrições efectuam-se através do email geral@monteselvagem.pt . O calendário de observações prossegue nos dias 06 e 13 de Agosto, sempre com início das actividades às 20h e a um preço de 10€ por participante. Inclui ceia selvagem no fim da sessão.

Sem comentários:

Enviar um comentário