02 agosto 2011

Entretenimento: RTP2 estreia documentários

No pino do Verão, quando todos estão mais disponíveis, a RTP2 apresenta cinco filmes documentais nunca vistos em televisão. Cinco obras encomendadas pela RTP2 a produtores e realizadores portugueses sob re temas que cruzam a História e o Presente de Portugal.

Domingo, 7 de agosto, às 19h30
AMNISTIA INTERNACIONAL – 30 ANOS EM PORTUGAL, 50 CONTRA A OPRESSÃO
Sabia que a história da emergência da Amnistia Internacional em Londres, no início dos anos 70, tem tudo a ver com Portugal? Pois é. Este documentário vem suprir uma lacuna que já tardava em ser suprida: no ano em que se celebram os 50 anos da AI e os 30 da sua Secção Port uguesa, o realizador João Osório e o guionista Alexandre Borges, numa produção da Companhia de Ideias - que concretizou para a RTP2 com a mesma dupla de criadores, as duas séries Grandes Livros - contam a História internacional e nacional da Amnistia, uma das organizações multinacionais que mais tem contribuído nos últimos 50 anos para limitar os abusos de poder no mundo e mais eficaz se tem revelado na promoção dos Direitos Humanos. Um filme com os testemunhos, colhidos diretamente e recolhidos em arquivo, de alguns dos maiores protagonistas da História Europeia Contemporânea.
Produção: Companhia de Ideias
Realização: João Osório

Domingo, 14 de agosto, às 19h30
FERNANDO MAURÍCIO – O REI SEM COROA
Fernando Maurício foi um dos maiores fadistas de todos os tempos. Tão amado pelos conhecedores do fado quanto avesso às exigências da fama, Fernando Maurício cedo ganhou o cognome de Rei, o Rei do Fado, um rei sem coroa. O realizador e produtor Diogo Varela Silva - que se estreou como documentarista na RTP2 em 2010 com um filme s obre a fadista Celeste Rodrigues, sua avó - reconstrói o percurso de vida de Fernando Maurício, um miúdo pobre da Mouraria que foi coroado Rei do mundo da fadistagem sem nunca ter querido sair do bairro que o viu nascer. Um documentário que é um comovente documento sobre o que foi a Lisboa popular entre os anos 30 aos anos 80 do século XX.
Produção e Realização: Diogo Varela Silva

Domingo, 21 de agosto, às 19h30
TRASMONTANOS
Todos sabemos que Portugal sofre da desertificação do seu interior, mas nada como avançarmos pela mão de Neni Glock, o realizador deste documentário encomendado pela RTP2, pela vida quotidiana de duas aldeias de Trás-os-Montes. Cubas tem dois únicos habitantes. Cerdedo ganhou recentemente um jovem casal e as suas duas crianças - a absoluta alegria da região. Neni Glock, que começou por ser diretor de fotografia, é o sensível realizador do sucesso de 2010 “O Padre Motard”, outro documentário estreado pela RTP2. Belissimamente filmado e povoado de personagens improváveis, “Trasmontanos” é um filme que diz mais sobre o Portugal de hoje do que muitos filmes feitos nos grandes centros urbanos.
Produção: MixHours, Lda.
Realizador: Neni Glock

Domingo, 28 de agosto, às 19h30
MELAKA
No aniversário da conquista de Malaca pelos portugueses, há exatos 500 anos, a RTP2 estreia um documentário que cumpre duas funções: o levantamento da história da relação entre Portugal e a Malásia, que começou no século XVI, e o que é, hoje, a cidade de Malaca. Com realização de Pedro Palma e produção de Blackmaria, Melaka é um documentário emocionante que conta um dos episódios da épica ultramarina portuguesa.
Produção: Blackmania
Realização: Pedro Palma

Domingo, 04 de setembro, às 19h30
OS SEGREDOS DA CONSOLAÇÃO
A Ilha de Moçambique, que Vasco da Gama visitou na sua mítica viagem, foi uma plataforma fundamental da História de Portugal e de Moçambique, e é hoje mais um cadinho de cultura miscigenada encastrado no Índico – entre preservação, desenvolvimento e memória. Estas são as justificações para este retrato da Ilha de Moçambique, um retrato atento às suas várias faces: do património recuperado, quer à superfície quer do fundo do mar, aos estrangeiros que ficam e que partem, dos habitantes e das suas tradições, ao comércio e à cultura. Uma ilha que, como há 500 anos, vive hoje ao ritmo das marés que trazem e levam pescadores, turistas, descobridores. Os Segredos da Consolação, uma encomenda da RTP2, tem realização de Diogo Queirós de Andrade e produção da Vitrimédia.
Produção: Vitrimédia
Realização: Diogo Queirós de Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário