27 julho 2011

Motor: Twingo Gordini R.S. e Clio Gordini R.S.: Espirito desportivo da Renault em Portugal, a partir de Setembro

Exclusivos, distintos, emocionais, desportivos, irreverentes… Depois de, nas décadas de 60 e 70, terem feito vibrar várias gerações de entusiastas de automóveis desportivos, os célebres «Gordini» estão de volta. As míticas listas brancas ocupam agora as carroçarias azuis do Renault Twingo Gordini R.S. e do Clio Gordini R.S. Dois dignos herdeiros de uma herança desportiva importante na história da Renault. Com comercialização prevista a partir do mês de Setembro, o Twingo Gordini R.S. estará disponível por 21.500€ e o Clio Gordini R.S. por 29.950€. Mas este ano ainda está previsto o lançamento de mais duas versões com assinatura “Gordini”…

Para os confessos adeptos de emoções fortes que se revêem na expressão “o direito à diferença”. Sim, para os muitos que não gostam de cair na tentação da vulgaridade e que sonham com um automóvel que não seja apenas desportivo, mas que reúna predicados não menos importantes como exclusivo, emocional, irreverente… Para essa grande minoria, a Renault disponibiliza, já a partir do próximo mês de Setembro, o Twingo Gordini R.S. e o Clio Gordini R.S. . Dois modelos tão diferentes, mas ao mesmo tempo com tanto em comum…

Diferentes por pertencerem a segmentos distintos e por serem equipados com motores com níveis de potência relativamente díspares – bloco de 1.6 litros e 133 cavalos para o Twingo e 2.0 litros e 203 cavalos para o Clio – mas tendo em comum as características e o espírito que fizeram com que o mito Gordini perpetuasse até aos dias de hoje, ou seja, durante meio século!

GORDINI, UMA HERANÇA DESPORTIVA DA MARCA RENAULT

Nascido em 1899, apenas um ano após a comercialização do primeiro automóvel Renault, Amédée Gordini cedo provou o seu génio para a mecânica. Depois de ter sido mecânico de monolugares, Amédée Gordini desenvolveu os R8 Gordini que obtiveram os 1º, 3º, 4º e 5º lugares na edição de 1964 da Volta à Córsega. Dois anos mais tarde (em 1966), a versão 1300 serviu de base ao lançamento do Troféu Gordini, com o R8 Gordini a fazer vibrar os amantes do desporto automóvel durante mais de uma década.

Para o renascimento do mito Gordini, foi com naturalidade que a Renault recorreu à sua filial desportiva, a Renault Sport Technologies (RST), cuja experiência e capacidade no desenvolvimento de versões desportivas é amplamente reconhecido. Os modelos Mégane R.S., Clio R.S. e Twingo R.S. desenvolvidos pela RST são o expoente máximo disso mesmo, ou não fossem referências nas respectivas categorias, com diversos galardões conquistados em diferentes países e os mais rasgados elogios na imprensa de todo o mundo.

TWINGO GORDINI R.S. : DESIGN DISTINTO, COM PERSONALIDADE EXCLUSIVA

A «pequena bomba» da Renault Sport interpreta, embora modernizando, a assinatura Gordini. A cor azul, as listas brancas e o interior em couro estão presentes, mas com uma apresentação moderna, que conferem ao compacto desportivo Twingo Gordini R.S. uma forte personalidade.

O Twingo Gordini R.S. não passa despercebido com a sua cor azul malte metalizado e as lendárias listas brancas ao longo da carroçaria. Os pára-choques dianteiro e traseiro recebem elementos em preto brilhante, enquanto as molduras de cor branca (*) reforçam o contraste e o design, estando presentes nos faróis anti-nevoeiro, nas capas dos retrovisores e no aileron traseiro.

Em cada uma das laterais, a assinatura «Gordini Series» acentua a personalização do modelo e faz o apelo ao Troféu Gordini, competição que, na época, era designada por «Gordini Series».

As jantes em alumínio de 17 polegadas completam o design exclusivo deste modelo.

(*) Se o automóvel for de cor branca todas as aplicações em branco, incluindo as listas da carroçaria, passam à cor cinzento metal.

Mas também no interior o espírito Gordini está presente em todos os detalhes:
- Bancos em couro preto e azul com assinatura Gordini;
- Decoração em couro azul dos painéis das portas;
- Volante em couro preto e azul com duas bandas brancas que marcam o «ponto 0»;
- Alavanca da caixa de velocidades com punho em azul e manete em metal, com assinatura Gordini;
- Moldura em branco do conta-rotações;
- Chaves e tapetes com assinatura Gordini;
- Chapa identificativa da série limitada
Esta nova versão recupera as mesmas prestações dinâmicas do Twingo R.S. também desenvolvido pela Renault Sport, que a tornam uma digna herdeira do espírito Gordini:
- Um chassis CUP com jantes exclusivas de 17 polegadas, que asseguram um comportamento dinâmico de excepção.
- O motor 1.6l a gasolina de 133 cv, cuja sonorização foi particularmente trabalhada para assegurar o ruído e as sensações de um automóvel desportivo.

O Twingo Gordini R.S. possui, ainda, de série:
- Ar condicionado automático
- Regulador/limitador de velocidade
- ESP totalmente desconectável,
- Rádio 80 W CD MP3 com afixação no painel de bordo e comando satélite no volante
- Conexão RCA para iPod ou leitor MP3)
- Vidros laterais e traseiros sobre-escurecidos
- Banco traseiro deslizante que assegura um volume da bagageira de 285 a 959 dm3 VDA.

O Twingo Gordini R.S. será comercializado em Portugal, a partir do próximo mês de Setembro, por um preço de 21.500 €.

CLIO GORDINI R.S.: PERFORMANCE DE EXCEPÇÃO

Tal como o seu irmão Twingo, o Clio Gordini R.S. é uma versão Renault Sport que recupera as prestações desenvolvidas pela Renault Sport Technologies para o Clio R.S. Um modelo que, pela eficácia do chassis e pelo elevado nível das performances, é reconhecido como o desportivo mais eficaz do segmento. O Clio Gordini R.S. assume, assim, sem qualquer «complexo», a herança «desportiva Gordini.

O Clio Gordini R.S. dispõe de todos os ingredientes que fazem o sucesso dos modelos da Renault Sport:
- Um chassis CUP, com um eixo dianteiro de pivot independente, que garantem uma excelente motricidade em todas as circunstâncias;
- Um sistema de travagem potente e resistente à fadiga, com estribos Brembo e discos de grandes dimensões,
- Um motor atmosférico (com mais de 100 cv por litro) de 147,5 kW (203 cv).

Para além das performances de excepção, o Clio Gordini R.S. possui uma personalidade vincada dento do mais completo espírito “Gordini”. No exterior estão, claro, presentes a cor azul malte e as listas brancas que facilmente identificam o Clio Gordini.
Mas para além destes elementos visuais, o Clio Gordini R.S. inclui um conjunto de outros elementos exclusivos:
- Difusor de ar traseiro, semelhante ao utilizado na Fórmula 1, que provoca um efeito de solo de 40 kg.
- Lâmina aerodinâmica dianteira do tipo «F1» e capas dos retrovisores exteriores em branco (*),
- Jantes em liga leve de 17 polegadas exclusivas,
- Assinatura «Gordini Series» nas laterais,
- Aileron traseiro,
- Grelhas dos extractores de ar em cromado.

No interior, o espírito Gordini está bem presente, num ambiente marcado pelos tons preto e azul:
- Bancos em couro preto e azul com assinatura Gordini,
- Volante em couro com a metade superior em azul e listas brancas que assinalam o «ponto 0»,
- Alavanca da caixa de velocidades com pega em metal, com assinatura Gordini,
- Conta-rotações com mostrador em branco,
- Tapetes com assinatura Gordini.

De realçar que todos os Clio Gordini R.S. recebem uma placa numerada.

(*) Se o automóvel for de cor branca todas as aplicações em branco, incluindo as listas da carroçaria, passam à cor cinzento metal.

Para além dos elementos de identificação que conferem a exclusividade Gordini, esta versão dispõe de um nível de equipamento de excepção:
- Faróis adicionais de viragem,
- Retrovisores exteriores eléctricos rebatíveis,
- Carminat TomTom® com sistema IQ Routes™ (opção),
- Regulador/limitador de velocidade,
- Cartão mãos-livres,
- Ar condicionado automático,
- Sensor de chuva e acendimento automático dos faróis,
- ESP totalmente desconectável com função anti-patinagem e controle de sub-viragem
- Rádio CD MP3 4x20 W com afixação no painel de bordo, comando satélite no volante e ligação RCA,
- Vidros laterais e traseiro sobre-escurecidos.

Á semelhança do Twingo, o Clio Gordini R.S. será comercializado em Portugal a partir do próximo mês de Setembro a um preço de 29.950 € (o mesmo da versão R.S.)

Sem comentários:

Enviar um comentário