16 maio 2011

Gastronomia: Lavradores de Feitoria lança nova colheita

A Lavradores de Feitoria (LDF) – empresa duriense que produz vinhos de quinta – lança hoje para o mercado a colheita de 2010 do monocasta ‘Três Bagos Suavignon Blanc’, um vinho muito fresco, com aromas vivos, ligeiramente tropicais, bem estilo Françês. O que começou por ser uma experiência, rapidamente se transformou num vinho de referência da LDF, tendo uma óptima aceitação quer no mercado português, quer no estrangeiro.

Com uma cor viva, citrina limão, o ‘Três Bagos Sauvignon Blanc branco 2010' tem um aroma muito exuberante. Limpo e fresco, apresenta aromas com nuances tropicais bastante intensas, lembrando manga, pêssego e fruta mais fresca como ananás. Na boca a entrada é muito fresca, sendo bastante frutado e equilibrado. Com uma boa acidez, tem uma fruta madura do tipo ananás e melão e menos tropical, o que o lhe confere tipicidade e elegância, caracterizando-o e proporcionando-lhe um bom equilíbrio e final de boca longo e bastante saboroso.

O ‘Três Bagos Sauvignon Blanc branco 2010’ é uma excelente opção como aperitivo e uma boa companhia para pratos de peixe ou marisco, nomeadamente agora que o calor nos conduz a degustações menos quentes. Com um teor alcoólico de 13,5%, deve ser servido à temperatura de 11/12.ºC. O PVP recomendado deste branco é de € 8,5, tendo sido produzidas 25.000 garrafas. De referir que a colheita de 2009 arrecadou o Prémio Boa Compra 2010, atribuído pela Revista de Vinhos, em virtude da sua excelente relação de qualidade/preço.

Este branco é proveniente de vinhas com cerca de 25-30 anos, plantadas nos solos xistosos das vinhas da Casa de Mateus, em Vila Real. A vindima foi feita à mão, sendo as uvas transportadas em caixas de 25 kg. Após desengace total e suave esmagamento, as uvas foram prensadas (prensa pneumática) e o mosto defecado e, de seguida, fermentado a baixas temperaturas – uma pequena parte em barricas novas de carvalho francês de 225 litros e a restante em cubas de inox. O estágio foi feito nas barricas durante, aproximadamente, 6 meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário