10 maio 2011

Cultura: Exposições M&M. MUDE&MNAA

M&M. MUDE/MNAA | MNAA/MUDE. Artes e Design é a primeira iniciativa conjunta do MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo e doMNAA - Museu Nacional de Arte Antiga, constituindo-se em duas exposições distintas, mas complementares, que inauguram no dia 14 de Maio, Noite dos Museus, no MUDE às 21h, e no MNAA às 22h. O objectivo principal é suscitar novas leituras entre as artes e o design, colocando em diálogo os espólios das duas instituições, reforçando ao mesmo tempo o eixo urbano Janelas Verdes – Baixa Pombalina. Olhando o “novo” e o “antigo”, ambas as exposições sublinham a contemporaneidade de cada momento, bem como as afinidades formais e técnicas. As opções curatoriais, o design gráfico e a arquitectura dos espaços resultaram de um trabalho articulado entre as duas equipas dos referidos museus.

Quer seja através da invasão de peças do MUDE ao longo da exposição permanente do MNAA, quer seja na exposição temporária que ocupa o piso 1 do MUDE, o público nacional e internacional pode conhecer melhor o acervo destas duas instituições, bem como peças que se encontram habitualmente em reserva, ao mesmo tempo que poderá descobrir as complementaridades e permanências entre diferentes épocas, apartando-se de um discurso mais historicista ou linear. A exposição é acompanhada por um jornal bilingue.

Quer se entendam como uma mesma exposição, desdobrada por duas instituições, quer como dois modos paralelos de abordar uma mesma questão, o projecto M&Mconstitui um exemplo modelar de articulação entre instituições e, seguramente, para todos os públicos, uma experiência estimulante e enriquecedora.

Sem comentários:

Enviar um comentário