10 novembro 2009

Exposição: Jovens artistas nacionais expõem no Anteciparte


A 6.ª edição do ANTECIPARTE, um dos mais importantes eventos nacionais de artes plásticas que dá a conhecer trabalhos de alunos finalistas dos vários cursos de Arte, decorre de 12 a 29 de Novembro, no Museu do Oriente. Estes trabalhos serão objecto de selecção por parte de um júri composto por Filipa Oliveira, Julião Sarmento, Luís Brito da Mana, Maria do Mar Fazenda e Miguel Palma, para a atribuição do Prémio ANTECIPARTE.



O projecto apresenta, anualmente, uma selecção da mais jovem expressão artística nacional, fora do circuito comercial, composta pelos trabalhos de alunos dos vários cursos de Arte, em Portugal, os quais enviam os seus portefólios a concurso.


O ANTECIPARTE funciona como um barómetro da produção artística no país, nas diversas vertentes: desenho, pintura, escultura, instalação, fotografia e vídeo.


O processo inicia-se em Fevereiro, com o lançamento de um concurso dirigido aos finalistas das escolas de Arte. Nestas escolas são realizadas sessões de esclarecimento, com o objectivo de sensibilizar os estudantes a enviarem os portefólios.


Depois de apresentadas as propostas, o júri realiza a escolha. Na fase seguinte os seleccionados são acompanhados por dois membros do júri, que analisam as obras apresentadas.


Os artistas contribuem com fotografias e textos sobre os seus trabalhos para um catálogo. Durante a exposição, o júri reúne-se para escolher o artista que vai receber o Prémio ANTECIPARTE, o qual é anunciado no encerramento da exposição.


A distinção premeia o jovem criador que melhor potenciou a sua participação na iniciativa. O prémio consiste na atribuição de uma viagem e estadia a uma cidade relevante no panorama das artes mundial, acompanhada de reuniões com profissionais de arte locais, permitindo o contacto com outras realidades artísticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário