10 novembro 2009

Cinema: Museu do Oriente mostra o melhor do cinema indonésio


Durante dois dias, o cinema indonésio está em destaque no Museu do Oriente, com a exibição de filmes dos realizadores Riri Riza, John de Rantau e M. T. Risyaf, a 13 e 14 de Novembro, no Auditório.



No dia 13, às 18h30, é apresentado The Rainbow Troops, de Riri Riza, a história de dois professores que aguardam, com ansiedade, o início do ano escolar e a chegada de novos alunos. Baseado no romance com o mesmo nome, da autoria de Andrea Hirata, um dos mais conceituados escritores da Indonésia, o filme retrata a pobreza num ângulo diferente do habitual, e revela como algumas das melhores coisas da vida nem sempre se compram com dinheiro.


Denias, Singing in the Clouds, do realizador John de Rantau, é exibido no dia 14, às 17h30. O filme narra as aventuras de Denias, natural de Aroanop, Papua Ocidental, em busca do sonho de frequentar a escola e instruir-se. Um retrato do sistema educativo numa zona recôndita do país, bem como a falta de oportunidades dos habitantes locais.


No mesmo dia, às 21h30, a comédia de M. T. Risyaf, Nagabonar, dá a conhecer uma personagem improvável, interpretada pelo popular actor Deddy Mizvar. Naga Bonar é um carteirista que aproveita o tempo de guerra para se declarar general das Forças de Paz, durante o caos provocado pela retirada das forças japonesas. No início, tudo não passa de um estratagema que lhe permite levar uma vida luxuosa. Porém, o general acaba por se tornar num verdadeiro soldado, levando as forças indonésias à vitória sobre os opressores.


Todos os filmes são apresentados na língua original – indonésio –, com legendas em inglês.


Cinema Indonésio
13 e 14 de Novembro
Auditório – Museu do Oriente
Preço: € 3,00

Sem comentários:

Enviar um comentário