03 setembro 2009

Ricardo França explica Quatro paragens no Vietname na Fundação do Oriente


O fotógrafo Ricardo França explica aos visitantes do Museu do Oriente as motivações que o levaram a captar o quotidiano de quatro cidades vietnamitas – Hanoi, Ha Long, Hoi An e Hue –, durante uma visita guiada à exposição Quatro paragens no Vietname, no dia 4 de Setembro, às 18h30, com entrada gratuita.


As imagens resultam da aproximação do arquitecto a estes lugares e às gentes que os habitam e espelham um diário de viagem composto por fotografias intimistas que recriam ambientes únicos – de trabalho, de lazer, de relações familiares, de preparação e venda de alimentos, de trajes típicos, de momentos fúnebres, de lembranças – em documentos que identificam a coabitação serena de práticas culturais modernas e ancestrais. Ricardo França nasceu em Lisboa, em 1973.


Iniciou-se na fotografia durante os primeiros anos do curso de Arquitectura e, em 1995, viajou pela Índia, onde experimentou, pela primeira vez, a fotografia documental a cor. Nas viagens posteriores, a objectiva entrou, progressivamente, nos lugares que visitou, aproximando-o das pessoas e do seu quotidiano. Três anos e várias viagens mais tarde, trabalhou em Macau, experiência da qual resultou a primeira exposição individual, Habitar Macau.

Sem comentários:

Enviar um comentário