02 setembro 2009

Exposição Maria condado na galeria Caroline Pagès


A segunda exposição individual de Maria Condado na galeria mostra um conjunto de pinturas recentes que nos introduzem a outras marcações do seu trabalho. Para além da questão da dimensão física das telas, visivelmente maiores, a deliberada ampliação representacional ganha novas margens colocando o desafio da escala que, muito embora, se torna um ponto de questionamento voluntário nestas obras.


Quer através do sentido metafórico ou concreto, Jardim Botânico é um lugar onde a diversidade encontra o espaço desejado para construir e revelar-se, para constituir afirmações acerca das potencialidades da pintura. São paisagens-retratos que reflectem uma busca pessoal e intimista do processo criativo, bem como expressam a descoberta da necessidade eminente de quebra com alguma rigidez técnica da perspectiva transportando-nos, assim, para imagens mais bidimensionais, potenciadoras também de outras ilusões.


A obra de Maria Condado tem seguido uma abordagem de pesquisa e experimentação artística onde a construção de cenários (paisagens e retratos) se rege pela simbiose entre natureza e artificialidade. É, nesse registo, que as atmosferas exploradas evoluem para o sistema de conjugação e convivência entre, ora a ausência de elementos, ou a sua última profusão. Gera-se, portanto, a proposta de um “limbo pictórico” entre a importância da linha/forma e a cor, sem desobedecer no entanto à organização de conteúdos que uma certa abstracção poderia porventura incentivar.


A artista apresenta uma combinação entre duas fases pictóricas que, em todo o caso, algo se diferenciam das pinturas expostas anteriormente: por um lado, surgem paisagens com a pontuação de personagens identificadas como retratos; por outro lado, paisagens onde a aridez e a ruína outrora proeminentes se desenvolveram na representação mais densa da natureza, e cujo cariz ornamental e pormenorizado lhe confere agora um estado de rejuvenescimento e de (re)encontro com o presente.


Local: Galeria Caroline Pagés, Jardim Botânico

Data: 16 Setembro – 31 Outubro, 2009

Inauguração: Quarta-feira, 16 de Setembro às 22h


Saiba mais em www.carolinepages.com

Sem comentários:

Enviar um comentário